2
respostas

Dependência de classes Service

Na aula de acoplamento, temos o exemplo em que é criada uma interface para que as a classes principal dependa somente dela e as classes que eram dependências agora implementam ela, mas aí me vem um questionamento. Em casos de minha dependência ser de classes que são injetadas por meu framework, isso seria feito da mesma forma?

Ex.: Classe A principal. Salva pessoa, mas pessoa tem outras classes filhas dela e que precisam ser persistidas também (Classes B e C). Nesse caso, atualmente, eu faço injeção dos services das classes filhas no service da classe principal e executo o salvar de cada service filho passando seu respectivo objeto.

Nesse caso tem algo que possa ser feito?

2 respostas

Oi Mateus, tudo bem?

Não ficou muito claro, mas se entendi seu exemplo, daria para cada uma das filhas ter seu próprio salvar que persiste a entidade como um todo (filha + pai).

Vamos lá! Pensa em que tenho 3 classes de serviço (A, B e C) onde A é a classe principal e B e C são filhas. Atualmente no salvar A eu faço chamadas do salvar B e C também e isso segue para os métodos básicos (salvar, excluir, alterar e listar). Nesse cenário na classe de serviço da classe A eu injeto os serviços das classes B e C para poder acionar seus respectivos métodos. Dúvida: Nesse caso, onde os serviços são injetados, faz sentido eu criar uma interface "FilhosDeA" para que a classe a só dependa dela e os demais implementarem essa classe?

PS.: Trata-se de um projeto EJB e estou falando de classes entidades e serviços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software