tenho uma certa insegurança, de escolher uma área no ramo da tecnologia, e qual escolher, qual linguagem. Me vem a mente : Será vou conseguir trabalho nessa área ou se vou dar conta do recado ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
tenho uma certa insegurança, de escolher uma área no ramo da tecnologia, e qual escolher, qual linguagem. Me vem a mente : Será vou conseguir trabalho nessa área ou se vou dar conta do recado ?
Bom dia, Angélica! Tudo bem?
Poderia te dizer que não, não demora, é só você tentar muito que logo, logo vai conseguir, mas infelizmente a realidade é outra. O mercado tem bastante vagas, muitas mesmo, mas atualmente está tendo uma onda de inflação de tecnologias e conhecimento para um cargo inicial, o que dificulta muito alguém ingressar na área.
Mas isso não significa que é impossível e você tem que desistir agora. É como qualquer outra coisa na sua vida, você tem e sempre terá inseguranças e incertezas do que estar fazendo e se aquilo vai trazer um retorno. Mas, uma dica de uma pessoa que está tentando há muito tempo é que, não desista, persista, lute, pois se for o que realmente você quer para você, na área profissional, uma hora vai começar a dar certo.
Sobre qual área da tecnologia seguir, pesquise sobre. Um desenvolvedor normalmente foca apenas em sites, aplicativos mobiles ou para computador; um analista de dados vai realizar uma limpeza, tratamento e explorar informações em uma base de dados. Enfim, cada área tem sua característica e foco você tem que pesquisar para entender melhor como cada funciona e escolher à que mais te agradará.
Espero que você consiga vencer essas inseguranças, e que as coisas comecem a dar certo na sua jornada!