Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Demissão Respeitosa

Ola pessoal. Sobre demissões e como fazer isso de forma respeitosa. Tenho visto no linkedin pessoas postando que foram desligadas e ganharam presentes, cartinhas, chocolates. Entendo que esse momento é delicado. A pessoa que recebe a noticia tem suas prioridades alteradas. Sem renda e sem convenio medico por exemplo, a pessoa volta (se estava em outra fase) a base da pirâmide de Maslow. Não acho que cabe uma "festa", um presente desse tipo nesse momento. Para mim, faria mais sentido estender convenio medico, presentear com uma consultoria para recolocação, sei lá. Gostaria de entender se existe alguma "ciencia" por tras disso (dessa situação de de dar cestinhas, chocolates). Ouvi em algum lugar sobre o momento do desligamento ser o final de um processo. Se você fez os feedbacks corretamente, pontuou sobre os GAPs em varios momentos, o momento do desligamento não seria o momento para falar e conversar sobre isso novamente. Afinal, a pessoa tem bem claro que ela não atende as expectativas. Desligamento não é momento de dar feedback (gravei essa frase). Seja respeitoso, mas curto e breve. Ja fiz alguns e nunca é fácil, para mim, é impossivel não pensar que há uma pessoa, uma familia ali do outro lado da mesa. Gostaria de trocar experiências com vocês e insights sobre esse momento, como ser curto e breve sem parecer arrogante, e como de forma pratica fazer isso de forma respeitosa. E outro ponto, hoje muitos estão em home-office. Se a contratação, os feedbacks foram on-line, sera que seria respeitoso deslocar o colaborador ate a empresa para fazer o desligamento? Como fazer um desligamento respeitoso online? Enfim são conversas que gostaria de ter, de temas que gostaria de explorar. Grata, Erika.

1 resposta
solução!

Olá, Erika!

A demissão é um momento delicado tanto para quem é desligado quanto para quem precisa realizar a tarefa. Entendo que você está buscando formas de tornar esse processo mais respeitoso e menos doloroso para ambas as partes.

Não acredito que exista uma "ciência" por trás de dar presentes ou cartas no momento da demissão. Cada empresa tem a sua cultura e forma de lidar com esse momento. No entanto, concordo com você que o momento do desligamento não é o momento para dar feedbacks novamente. É importante que a pessoa já tenha recebido feedbacks ao longo do tempo, para que não seja uma surpresa para ela.

Para ser curto e breve sem parecer arrogante, sugiro que seja direto e objetivo. Comece a conversa dizendo que infelizmente a empresa precisa fazer o desligamento e explique os motivos de forma clara e objetiva. Mostre empatia e respeito durante todo o processo.

Sobre o desligamento online, acredito que é possível fazer de forma respeitosa. É importante escolher um meio de comunicação adequado e reservado, como uma videochamada, e explicar a situação de forma clara e objetiva.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,Erika, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.