5
respostas

DEMAIC - Para melhoria de processo

Olá boa noite, análise SWOT para identificação de problemas em processos é o mesmo conceito do DEMAIC , mas utilizando técnicas diferentes?

Obrigada

5 respostas

Olá, Jessica! Tudo bem?

A análise SWOT e a metodologia DMAIC não são equivalentes.

O DMAIC é uma metodologia que consiste num ciclo de melhoria contínua para otimizar processos. O DMAIC contém etapas de planejamento (definição, medição e análise), etapa de ação (melhorar) e etapa de controle. Assim, uma metodologia análoga ao DMAIC, seria o PDCA por exemplo, que também consiste em um ciclo de melhoria proposto para otimização da qualidade.

Já a análise SWOT é uma técnica de planejamento, ou seja, sua utilização não contempla um ciclo de etapas a serem executadas e sim uma análise pontual para auxiliar o planejamento estratégico de uma organização.

Fazendo uma associação entre SWOT e DMAIC, a análise SWOT poderia ser utilizada na primeira etapa do DMAIC, ou seja, na fase de definição do problema. Neste âmbito, poderíamos incorporar a SWOT para definir os problemas a serem resolvidos ou melhorias a serem implementadas. A SWOT neste caso fornece o foco de problema a ser atacado e contemplado nas outras etapas subsequentes do DMAIC.

Ficou mais claro, Jessica?

Vou deixar aqui como sugestão de leitura um artigo muito interessante sobre o tema, que aborda a aplicação da análise SWOT e Seis Sigma no contexto de desenvolvimento de software.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui no fórum.

Te desejo ótimos estudos! :)

Entendi perfeito,

Me tira outra dúvida por favor, então vamos supor que eu tenho uma área que quero realizar melhoria de processo de trabalho e qualidade, então posso seguir os seguintes passos:

1.Realizar contexto DMAIC com SWOT para etapa de definição

2.Utilizar KPIs para complementar a etapa de melhoria - controle do DMAIC

3.Apresentar os KPis num OKR com objetivo e resultado que foram mapeados no DMAIC

está certo a logica visando utilizar Seis sigmas , SWOT, KPIs e OKR?

Olá, Jessica! Tudo bem?

O seu entendimento está correto sim! Apenas um apontamento acerca dos KPIs, eles podem ser determinados já na fase "Definir". No contexto que você passou, voltado para uma área em que deseja realizar melhoria de processo de trabalho e qualidade e já supondo que você optou por implementar a metodologia six sigma em seu processo e utilizar o método DMAIC, então complementando os passos:

1. Realizar Etapa de Definição, identificando os sintomas do processo atual até o entendimento do(s) problema(s) do processo (aqui é possível aplicar SWOT para identificar os problemas);
  2. Ainda na Etapa de Definição, definir os indicadores (caso já existam, apenas elencar quais deles te ajudam a entender o problema que está ocorrendo). Aqui você pode definir os KPIs do seu processo, que vão ser constantemente acompanhados, e pode definir OKRs de curto e médio prazo alinhados com o seu processo;
  3. Se necessário, definir ações de contenção no seu processo;
  4. Na fase "Medição", você deve pensar em como irá estruturar a coleta de dados para poder acompanhar seus KPIs e OKRs. Aqui você devem também mapear seu processo, identificar os desperdícios e analisá-los (Pareto);
  5. Para a fase de "Análise", você escolherá o(s) principal(is) problema(s) a ser(em) priorizado(s) e analisará mais afundo, elencando as causas e o efeito (Ishikawa), entendendo os porquês e as principais causas que levam ao problema;
  6. Por fim, você vai propor ações e um plano de controle caso seu processo não esteja se adequando, e assim tirar aprendizados e reiniciar o ciclo, podendo definir novas OKRs para o próximo ciclo e rever novamente seu processo.

Está correta sim sua lógica para utilização de Six Sigma com SWOT, KPIs e OKRs.

Fez sentido para seu contexto?

Qualquer dúvida sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Ótimos estudos! :)

Faz sentido sim, muito obrigada!!!

Por nada!! :)