1
resposta

Delimitando as fases

Bom dia tenho a impressao de q não ha uma delimitação clara entre uma fase e outra do pmbok6, principalmente entre os processos das áreas de Integração e Escopo. Fui tentar fazer em um case aqui e eles ficaram repetitivos. Por exemplo, o Termo de Abertura, o Plano de Gerenciamento do Projeto e o Plano de Gerenciamento do Escopo são muito parecidos. Pergunto se eles são obrigatorios ou se eu posso substituir um pelo outro pra evitar essa repeticao de informações

Grato desde já.

1 resposta

Oi Rogério, tudo bem? Embora tenham conceitos similares, ainda sim apresentam definições diferentes. Então não podemos usar um como se fosse outro.

O plano de gerenciamento do escopo documenta como o escopo do projeto será definido, gerenciado, controlado, verificado e comunicado à equipe do projeto e os interessados clientes.

O plano de escopo é uma das seções do Plano de Gerenciamento de Projetos. São conceitos diferentes, mas complementares.

Já o termo de abertura do projeto (TAP) é um documento que dá o início de um projeto, conferindo autoridade ao gerente de projeto e agrupa todas as informações necessárias para a execução das atividades envolvidas. Geralmente, o termo de abertura do projeto (também chamado de Project Charter) contém os seguintes dados:

Título do projeto; Gerente de projeto responsável; Justificativa do projeto; Objetivos e metas do projeto; Descrição do projeto; Premissas do projeto; Restrições do projeto; Principais stakeholders do projeto; Riscos do projeto; Marcos do projeto; Custo e prazo estimados.

Para mais referências: Termo de abertura do projeto: o que é e como montar o seu

Agradeço sua dúvida e continue seus estudos.