1
resposta

Delimitando as fases

Bom dia tenho a impressao de q não ha uma delimitação clara entre uma fase e outra do pmbok6, principalmente entre os processos das áreas de Integração e Escopo. Fui tentar fazer em um case aqui e eles ficaram repetitivos. Por exemplo, o Termo de Abertura, o Plano de Gerenciamento do Projeto e o Plano de Gerenciamento do Escopo são muito parecidos. Pergunto se eles são obrigatorios ou se eu posso substituir um pelo outro pra evitar essa repeticao de informações

Grato desde já.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi Rogério, tudo bem? Embora tenham conceitos similares, ainda sim apresentam definições diferentes. Então não podemos usar um como se fosse outro.

O plano de gerenciamento do escopo documenta como o escopo do projeto será definido, gerenciado, controlado, verificado e comunicado à equipe do projeto e os interessados clientes.

O plano de escopo é uma das seções do Plano de Gerenciamento de Projetos. São conceitos diferentes, mas complementares.

Já o termo de abertura do projeto (TAP) é um documento que dá o início de um projeto, conferindo autoridade ao gerente de projeto e agrupa todas as informações necessárias para a execução das atividades envolvidas. Geralmente, o termo de abertura do projeto (também chamado de Project Charter) contém os seguintes dados:

Título do projeto; Gerente de projeto responsável; Justificativa do projeto; Objetivos e metas do projeto; Descrição do projeto; Premissas do projeto; Restrições do projeto; Principais stakeholders do projeto; Riscos do projeto; Marcos do projeto; Custo e prazo estimados.

Para mais referências: Termo de abertura do projeto: o que é e como montar o seu

Agradeço sua dúvida e continue seus estudos.