QUAL E A DIFERENÇA ENTRE DROP E DELET, OS DOIS TEMA AS MESMAS FUNÇAO? QUANTO EU USO O DELET? QUANTO EU USO O DROP?
QUAL E A DIFERENÇA ENTRE DROP E DELET, OS DOIS TEMA AS MESMAS FUNÇAO? QUANTO EU USO O DELET? QUANTO EU USO O DROP?
Ooi, Marcos! Tudo bem?
O comando DELETE
é utilizado para remover dados de uma tabela. Imagine que você tem uma tabela chamada clientes
e deseja apagar apenas os registros onde a idade seja maior que 30 anos. Para isso, você pode usar o DELETE
, que permite apagar linhas específicas com base em uma condição, sem afetar a estrutura da tabela. Assim, a tabela continuará existindo, mas com menos registros. O comando ficaria assim:
DELETE FROM clientes WHERE idade > 30;
Por outro lado, o comando DROP
serve para remover completamente objetos do banco de dados, como tabelas, índices ou até mesmo o próprio banco de dados. Quando você usa DROP
, está eliminando a tabela e todos os seus dados de forma definitiva. Isso significa que, ao contrário do DELETE
, o DROP
apaga tanto a estrutura quanto os dados da tabela. Por exemplo, para apagar a tabela inteira chamada clientes
, você utilizaria:
DROP TABLE clientes;
→ Em resumo, use DELETE
quando quiser remover apenas alguns dados, mantendo a tabela intacta, e use DROP
quando precisar eliminar completamente uma tabela ou outro objeto do banco de dados.
Espero ter ajudado!
Abraço ✨