Na minha experiência como gestora de uma equipe multidisciplinar, participei recentemente de várias tomadas de decisão que podem ser categorizadas usando o modelo do Delegation Poker. Aqui estão três exemplos:
Decisão sobre a Implementação de Novas Ferramentas de Software
- Eu escutei as opiniões da equipe de TI e outros usuários finais antes de tomar uma decisão final sobre qual software adotar para melhorar os processos. Delegação Completa:
- Se esta decisão tivesse sido completamente delegada à equipe de TI, possivelmente teriam escolhido uma ferramenta que se alinhasse ainda mais com suas preferências técnicas, o que poderia resultar em uma implementação mais rápida e eficiente. Por outro lado, isso poderia ignorar as necessidades de outros departamentos se não fossem adequadamente consultados. Reestruturação de uma Equipe de Projeto
Categoria de Delegação: Ordem Foi decidido de uma nova implementação de Cadastro junto com a gestão superior e foi comunicado à equipe as mudanças e responsabilidades. Delegação Completa: Se essa decisão fosse totalmente delegada à própria equipe, poderia resultar em uma distribuição de papéis mais alinhada às habilidades e interesses individuais, potencialmente aumentando a satisfação e o engajamento da equipe. Contudo, isso poderia comprometer a visão estratégica ou a necessidade de equilibrar habilidades entre os projetos.
Seleção de um nova possibilidade de atendimento de demandas além do que já tinha em mãos Categoria de Delegação: Venda Foi comuniquei a decisão após extensa pesquisa junto a outras instituições similares, e justificado a escolha para participar à equipe e contar com seu apoio. Delegação Completa: Delegar completamente essa decisão poderia ter proporcionado à equipe mais controle sobre a escolha, o que poderia aumentar seu comprometimento com o sucesso do projeto. Porém, poderia haver riscos se a equipe não tivesse acesso a todas as informações negociadas ou não considerasse todos os fatores estratégicos que eu como gestora tenho que ponderar. Em todos esses casos, uma delegação completa teria seus prós e contras.