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Delegação de Tarefas

Como você faria para criar um ambiente de confiança para delegação de tarefas?

Acredito que o 1ºpasso é conhecer a equipe, ter uma comunicação clara e eficiente, ouvir e perceber os liderados entendendo suas fortalezas e suas fraquezas. Acredito ser fundamental trabalhar a cultura de que não precisa ter medo, pois muitas pessoas travam e não desenvolvem bem os projetos com o medo de errar. Dessa forma, faz parte do comportamento do líder demonstrar que o erro faz parte da evolução, que mais importante que isso é o que fazemos após o erro. A partir desse ponto é importante entender quem seria o melhor para cada tarefa, considerando suas qualidades, seus projetos atuais e suas demandas gerais. Além disso, como vimos, faz-se necessário demonstrar o que se espera, treinar ferramentas, demonstrar recursos disponíveis e estabelecer prazos claros estando disponível para acompanhar e corrigir caso o liderado sinta-se inseguro em alguma parte do processo.

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Ótimo resumo. Uma dica é entender como desenvolver o "sentimento de dono", que faz com que cada um tenha uma conexão diferença com a tarefa que foi delegada. No sentimento de dono a pessoa que recebe a tarefa entende que ela é protagonista da realização, e não apenas o "executor". Profissionais maduros e de alta performance entendem que suas tarefas são missões que refletem suas próprias competências, não focam nas desculpas, e fazem acontecer independente de controles e ferramentas.

Concordo totalmente com as suas colocações Patricia! E acrescentaria também a importância de se ter um clima de trabalho acolhedor, respeitoso e colaborativo. Quando o líder mostra-se disposto a trabalhar em parceria com os liderados, buscando soluções em conjunto e reconhecendo o trabalho bem feito, cria-se um ambiente onde as pessoas se sentem mais motivadas e confiantes para realizar suas atividades. E a confiança também é construída através do reconhecimento do esforço e do trabalho realizado pelos liderados, independente do resultado final. Estamos em consonância quanto às estratégias para criar um ambiente de confiança para a delegação de tarefas e acredito que colocando em prática essas atitudes, é possível alcançar bons resultados em equipe.

Quanto ao Fabricio, o sentimento de dono é algo crucial para garantir a alta performance em um ambiente de trabalho. É preciso que cada pessoa entenda que não está apenas executando tarefas, mas sim assumindo um papel importante dentro da empresa e contribuindo para o sucesso do negócio como um todo. Além disso, a responsabilidade e comprometimento com a tarefa são essenciais para o desenvolvimento da carreira e conquista de objetivos profissionais. O que você acha das empresas que incentivam e valorizam esse sentimento de dono entre seus colaboradores?