Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Definição do tempo da sprint

Em que momento é definido o tempo da sprint? Eu achei que era no planning meeting, mas no planning já temos que saber o tempo da sprint para definir o tempo do planning meeting

3 respostas

Daniela, tudo bom?

O tempo da Sprint é definido antes da primeira Sprint. Não existe uma cerimônia para isso, mas por experiência é uma ótima discussão entre PO, PM e Time de Desenvolvimento. Esse tempo deve ser suficiente para se criar um incremento funcional no seu produto, e não deve permitir que o incremento fique obsoleto.

Uma Sprint muito curta pode não dar tempo para o time atingir a meta da Sprint e apresentar um incremento funcional. Uma Sprint muito longa pode fazer com que o incremento não faça mais sentido ao negócio e por isso ser abandonado.

Esse meio termo entre a parte técnica e o negócio é que define o tempo da Sprint.

Oi Ronald, tudo bom? Obrigada por esclarecer minhas dúvidas! Com o passar das aulas eu fui entendendo que as sprints são "mini projetos" dentro de um projeto, está correto pensar assim? Ex: Implementar um aplicativo da empresa - esse é um projeto grande, que é sub-dividido em várias sprints Se sim, é realizado um cronograma macro? (Tinha pensado em falar sprint macro, mas lembrei que a duração das sprints são de apenas um mês hehe) Se sim, já é definido de forma superficial as atividades para realizar o projeto (ex: definir e implementar os serviços, layout)? Pois penso que no projeto macro determina-se a sequência de passos também e a data final do projeto.

solução!

Daniela, tudo bom?

Sim, são pequenos projetos dentro de um projeto maior se você encarar o incremento dessa forma. Esse cronograma macro, como você citou, é o Roadmap. Nele temos as metas a serem atingidas, até mesmo para que todos saibam onde o software está e onde queremos chegar com ele.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software