2
respostas

Definição de tonalidade

Nesse contexto, qual é a definição de "tom" ou "tonalidade" das cores?

2 respostas

Oi, Josué. Tudo bem?

No contexto do design e da teoria das cores, "tom" ou "tonalidade" refere-se a uma variação de uma cor. No modelo HSB, a tonalidade está mais relacionada ao conceito de "matiz" (hue), que é a cor pura, como vermelho, azul ou verde, por exemplo.

A tonalidade é uma das propriedades que define a aparência de uma cor, juntamente com a saturação (intensidade da cor) e o brilho (clareza ou escuridão da cor). Por exemplo, se você tem uma tonalidade de azul, pode variar a saturação para torná-lo mais ou menos intenso, ou ajustar o brilho para torná-lo mais claro ou mais escuro.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Tudo bom?
Obrigada pela resposta. Mas ainda estou com dúvida, pois me parece haver um senso comum que usa tom/tonalidade com um significado diferente. Por exemplo, se eu pego um vermelho e deixo mais claro ou mais escuro sem mudar o “vermelho em si”, eu mudei B (brilho), mas mantive H (matiz).
Porém, é comum para muitas pessoas chamar isso de mudança de “tom/tonalidade” (claro/escuro). Se uma camiseta é azul claro e outra é azul escuro, as pessoas costumam dizer que uma é de um "tom de azul mais claro" e a outra de "um tom de azul mais escuro. Sendo assim, a tonalidade não estaria mais relacionada às variações geradas pelo brilho? No caso da aula, parece que estamos usando tonalidade como sinônimo de matiz.