Nesse contexto, qual é a definição de "tom" ou "tonalidade" das cores?
Nesse contexto, qual é a definição de "tom" ou "tonalidade" das cores?
Oi, Josué. Tudo bem?
No contexto do design e da teoria das cores, "tom" ou "tonalidade" refere-se a uma variação de uma cor. No modelo HSB, a tonalidade está mais relacionada ao conceito de "matiz" (hue), que é a cor pura, como vermelho, azul ou verde, por exemplo.
A tonalidade é uma das propriedades que define a aparência de uma cor, juntamente com a saturação (intensidade da cor) e o brilho (clareza ou escuridão da cor). Por exemplo, se você tem uma tonalidade de azul, pode variar a saturação para torná-lo mais ou menos intenso, ou ajustar o brilho para torná-lo mais claro ou mais escuro.
Espero ter ajudado.
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)
Tudo bom?
Obrigada pela resposta. Mas ainda estou com dúvida, pois me parece haver um senso comum que usa tom/tonalidade com um significado diferente. Por exemplo, se eu pego um vermelho e deixo mais claro ou mais escuro sem mudar o “vermelho em si”, eu mudei B (brilho), mas mantive H (matiz).
Porém, é comum para muitas pessoas chamar isso de mudança de “tom/tonalidade” (claro/escuro). Se uma camiseta é azul claro e outra é azul escuro, as pessoas costumam dizer que uma é de um "tom de azul mais claro" e a outra de "um tom de azul mais escuro. Sendo assim, a tonalidade não estaria mais relacionada às variações geradas pelo brilho? No caso da aula, parece que estamos usando tonalidade como sinônimo de matiz.