Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Definição de sprint

Como é definida a quantidade de sprints que serão realizadas durante um projeto ? E se todas as sprints requerem a reunião de planning ou se o que será executado em cada uma é previamente definido ?

2 respostas

Leonardo,

A quantidade de sprints depende do projeto, o importante é lembrar que os sprints devem possuir 1 semana à 1 mês de tempo.

O que será executado no sprint é previamente definido sim, mas o sprint deve atacar um problema, ou um feature da solução. Por exemplo: Nessa sprint vamos adicionar a função de login ao meu aplicativo. E o que é necessário pro login funcionar? Isso é o que vai dizer o tamanho da sprint.

Pode ser um login convencional, ou um que utiliza tecnologias mais avançadas, como por exemplo, ao se logar ter que confirmar um código gerado na hora enviado pro e-mail.

solução!

A idéia é que no começo do projeto consiga se definir um escopo inicial de trabalho, e se tenha uma estimativa de quantos sprints o projeto irá durar. Porém como no Scrum estamos abertos a mudança e a novos requisitos fica mais dificil de se fazer esse cálculo.

Um bom PO com uma equipe mais madura conseguem ter uma estimativa melhor de quantos sprint um projeto irá durar. Mas como disse será um estimativa. Essa estimativa se baseia na experiência da equipe ao longo de outros projetos em comparação com os requisitos do novo projeto. A idéia é que o PO seja sempre a pessoa que analise mais os riscos e consiga ter estimativas.

A idéia é que o PO durante o tempo de desenvolvimento vá planejando o que será discutido na reunião de planning seguinte, então a cada sprint se tem um planning. Isso ajuda a comportar melhor mudanças.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software