2
respostas

Definição de Pronto por Sprint x Equipe x Projeto x Tarefa

A definição de pronto deve ser única por projeto, por equipe (caso de mais de uma equipe scrum por exemplo), por sprint ou por tarefa?

2 respostas

Esse conceito deve ser estabelecido pelo time, as variações podem ocorrer de acordo com a evolução da própria equipe, deixando ela mais ágil e completa.

O DoR (Definition of Ready) e o DoD (Definition of Done) devem ser definidos antes da primeira sprint (ou pelo menos na primeira planning).

Teoricamente, deve ser seguido para todas as tarefas e para todas as sprints até o final do projeto. E tem que ser abrangente o suficiente para contemplar a maioria das tarefas, pelo menos as do dia a dia (existem tarefas que meio que não se aplicam e tá tudo bem).

Contudo, se os DoD e DoR estabelecidos foram muitos severos, restritivos (ou vagos demais e comprometeu a qualidade) e o time começar a perceber que não vai atender a estes critérios (ou são insuficientes), o time pode redefini-los numa planning, por exemplo (possivelmente o problema foi relatado na retrospectiva, justificando o porquê de não conseguir concluir tantas tarefas, não ter atingido a meta da sprint ou estarem entregando incrementos de software com pouca qualidade).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software