Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Definição de Pronto

Senhores, percebi que é necessário deixar mais claro de quem é a real responsabilidade pela definição de pronto. Como em outros tópicos do fórum estão alegando que essa responsabilidade agora recai sobre o time Dev e não sobre o PO (conforme explicação do professor no vídeo), devido à última atualização do guia Scrum. Porém, vejamos o que diz o guia:

"Se a Definição de Pronto para um incremento faz parte dos padrões da organização, todos os Scrum Teams devem segui-la como mínimo. Se não for um padrão organizacional, o Scrum Team deve criar uma Definição de Pronto apropriada para o produto."

Não sei exatamente o que o guia quis dizer sobre a definição de pronto ser parte dos padrões da organização, mas claramente pelo texto, a priori, essa responsabilidade recai sobre o time Dev apenas em casos excepcionais ("Se não for um padrão organizacional, o Scrum Team deve criar uma Definição de Pronto apropriada para o produto.").

Corroboro a explicação do vídeo (até que se prove o contrário), de que essa responsabilidade é do PO, apesar da resposta do exercício indicar que é responsabilidade do Time Dev.

2 respostas
solução!

Bruno, examinemos os trechos do Scrum Guide:

"Se a Definição de Pronto para um incremento faz parte dos padrões da organização, todos os Scrum Teams devem segui-la como mínimo. Se não for um padrão organizacional, o Scrum Team deve criar uma Definição de Pronto apropriada para o produto".

"Os Developers devem estar em conformidade com a Definição de Pronto. Se houver vários Scrum Teams trabalhando juntos em um produto, eles devem definir e cumprir mutuamente a mesma Definição de Pronto".

Minha interpretação é:

1 - A Definição de Pronto, se não for geral, deve ser criada pela equipe que estiver usando o Scrum, ou seja, o Scrum Team (PO + SM + desenvolvedores), não só os desenvolvedores.

2 - Os desenvolvedores devem estar alinhados com Definição de Pronto (devem conhecê-la e trabalhar em conformidade).

Pode haver alguma confusão entre "Scrum Team" e "Dev Team". A equipe são todos (PO + SM + desenvolvedores), todos são "pigs". Note que o Guia não fala de "Dev Team" criando definição de Pronto.

O Ágil preconiza que as coisas sejam consensuadas, não firmadas por uma única pessoa, embora um(a) PO tenha autoridade sobre alguns temas.

Perfeito Roberto. Obrigado pelo esclarecimento

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software