1
resposta

Definição de pronto

No tópico que aborda a definição de pronto não ficou muito claro para mim a diferença entre critérios de aceite e definição de pronto. Acredito que se tivesse um exemplo comparando os dois conceitos ficaria mais claro.

1 resposta

Olá, Abel! Tudo bem?

Vou tentar explicar melhor esses conceitos. Vamos lá:

  • Critérios de aceite

Esse termo define que uma história foi desenvolvida. Ou seja, definimos um checklist de tarefas que devem ser feitas para chegarmos no nosso objetivo final e completamos cada uma delas. Conseguimos dessa forma atender todos os critérios definidos pelo cliente.

  • Definição de pronto

Após passar por toda a equipe responsável e todos concordarem com o projeto e a história foi entregue passando por todas as etapas definidas ela é dada como pronta.


Vamos para exemplos:

Supondo que quero contratar estagiários para minha empresa de tecnologia. Para isso eles farão cadastro na minha plataforma. Quais seriam os critérios de aceitação para que isso funcionasse?

  1. A pessoa ter 16 anos ou mais

  2. Estar cursando um curso de ensino superior

     

Esses dois pontos citados são critérios de aceite.

Agora a definição de pronto envolve, por exemplo, os testes unitários, os testes de integração e foi visto se está escrito em uma determinada formatação. Quando todas essas etapas são concluídas nosso produto é dado como pronto. Isso facilita o trabalho entre os membros da equipe, já que todos sabem as etapas que o produto deve passar para assim ser dado como pronto, evitando confusões.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços.