Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Definição de Projeto

Desculpe a ignorância, mas fiquei com a impressão de que a definição dada a um 'Projeto' está mais caracterizando do que definindo-o.

Por exemplo (super tosco): se eu configurar meu ar condicionado para funcionar durante uma hora, esse esforço será temporário, terá um inicio e fim definidos, e deve gerar um resultado único. Isso também pode ser considerado um projeto?

Existe alguma definição mais profunda, ou outra modo formal de defini-lo, ou seria uma falha no meu entendimento?

3 respostas
solução!

Olá, Vinicius! Tudo bem?

O Guia PMBOK (o qual fornece a base de conhecimento e boas práticas para a gestão de projetos) define projeto como:

"... um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo."

Desta forma, existe uma ampla variedade de esforços que podem ser definidos com projetos. Seu exemplo pode até tangenciar a definição, realmente tem um início e fim, porém o resultado não é único, ou seja, esta configuração do ar condicionado é algo que você sempre estará fazendo (sempre que quiser utilizar o ar condicionado por um determinado tempo), ou seja, tem um caráter operacional e repetitivo. Assim, este exemplo se encaixa melhor na definição de operação do que de projeto.

Projetos geram resultados únicos. Exemplos:

  • Construção de uma casa
  • Criação de um aplicativo ou software
  • Uma pesquisa científica sobre determinado tema (Projeto de Pesquisa)
  • Organização de uma festa
  • Compra de um equipamento para automatizar um processo de uma indústria

O projeto demanda recursos específicos (dinheiro, pessoas, tempo), tem etapas e um ciclo de vida que são planejados, executados e monitorados para que se alcance o objetivo final. Ao longo do curso você verá que para um projeto a nível organizacional, quando envolve-se clientes, partes interessadas, patrocinadores, há uma série de documentos, contratos e termos que devem ser preenchidos e assinados para se oficializar um projeto. O Guia PMBOK apresenta a base de conhecimento sobre os projetos, e as divisões de processos para guiar o entendimento.

Ficou um pouco mais claro? Creio que ao longo do curso a definição de projeto ficará um pouco mais esclarecida.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraço e bons estudos! :)

Perfeito, muito obrigado!

Por nada, Vinicius!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software