1
resposta

Definição de Product Owner e sua relação com o cliente.

Olá, fiquei com algumas dúvidas relativas à definição de Product Owner que estão prejudicando meu entendimento acerca do desenvolvimento das histórias. Sei que tais histórias são baseadas no feedback do cliente, mas qual a relação do PO com o cliente? Ele seria uma espécie de Analista de Requisitos que atuaria diretamente com o cliente levantando requisitos e auxiliando-o em suas decisões acerca do produto que necessita?

Agradeço desde já as futuras respostas.

1 resposta

Michael, tudo bom?

O Product Owner, PO é o representante do cliente dentro do Time Scrum (Scrum Team). Sua missão é garantir a visão do produto e gerar o maior valor possível com o trabalho da equipe de desenvolvimento. Ele não é um analista de requisitos pq não descreve ou levanta requisitos, ele sim está diretamente com o cliente e está inteirado do negócio para ajudar a todos na descoberta e incremento de novas funcionalidades. Veja que ele não entra nos detalhes, mas sim observa as necessidades, as coloca como história e verifica seu valor para o negócio. Sempre muito alinhado com o cliente/usuário e a equipe. Se quiser fazer um paralelo, e que vai ser bem ruim e limitado, pode pensar no Analista de Negócios que faz um pouco desse papel em outros contextos.