Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Solucionado (ver solução)

Definição de Product Owner

De acordo com o curso, parte da definição é "O papel do product owner: ele é o representante do cliente, dentro de um time de scrum. Ele está disponível sempre para falar com o time (afinal ele faz parte do time, está dentro do time)...", comentei essa parte com uma pessoa do meu trabalho e ele disse que está errado, PO não faz parte do time, nem está dentro, que se estiver no time vai dar conflito de interesses.

4 respostas

O Product Owner é o personagem que estrutura o Product Backlog ao sintetizar os itens que unidos o definem. Estes itens, que compõem o Product Backlog são ordenados respeitando como critério suas prioridades e são apresentados nas Sprint Planning Meetings. O time Scrum analisa o Product Backlog e faz a gestão dos itens visando entregá-los quando o Sprint se encerrar. Os itens se tornam então o Sprint Backlog. A partir deste momento, o Product Owner não traz novos requisitos para a equipe ao longo deste Sprint. Acredito que é possível considerar que pelo menos indiretamente, o PO faz parte do time sim. Mas tal afirmação é dependente do ponto de vista que se analisa a equipe como um todo. É algo um pouco subjetivo.

Independente de qualquer opinião e experiência o guia oficial do Scrum define o PO como integrante de um time Scrum. Segue parte da definição extraída do guia do Scrum:

"O Time Scrum O Time Scrum é composto pelo Product Owner, o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master. Times Scrum são auto-organizáveis e multifuncionais. Times auto-organizáveis escolhem qual a melhor forma para completarem seu trabalho, em vez de serem dirigidos por outros de fora do Time. Times multifuncionais possuem todas as competências necessárias para completar o trabalho sem depender de outros que não fazem parte da equipe. O modelo de time no Scrum é projetado para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade. Times Scrum entregam produtos de forma iterativa e incremental, maximizando as oportunidades de realimentação. Entregas incrementais de produto “Pronto” garantem que uma versão potencialmente funcional do produto do trabalho esteja sempre disponível."

solução

O P.O. faz parte do time Scrum mas não do time de desenvolvimento. NO scrum guide esta bem claro isso:

O Time Scrum é composto pelo Product Owner, o Time de Desenvolvimento e o Scrum Master.

http://www.scrumguides.org/docs/scrumguide/v2016/2016-Scrum-Guide-Portuguese-Brazilian.pdf

Para tratar esse caso e alguns outros, eu, particularmente, gosto de separar a definição de time e equipe.

Visto que o Scrum define os papeis de Product Owner, Scrum Master e Time. Sabemos que esses papeis formam uma "equipe". Dessa forma, a "equipe" Scrum fica meio blindada em relação a contratos.

Isso significa que não tem problema, por exemplo, se o P.O. for um "funcionário" do cliente (considerando o "cliente" uma empresa cliente). Mesmo o P.O. sendo funcionário e com todas as obrigações trabalhistas que isso traz, ele pertence a equipe Scrum deste projeto.