Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Definição de impedimento

Aqui no curso impedimento é definido como "um problema que a equipe não conseguiu resolver".

Também é válido definir impedimento como "um problema que está além da capacidade de a equipe resolver e que bloqueia (impede) o progresso da equipe"? Por exemplo, se estamos desenvolvendo uma aplicação que depende de um banco de dados e o servidor de banco está fora do ar, na equipe em que trabalho isso seria considerado um impedimento.

3 respostas

Roberto, o servidor fora pode ser considerado como impedimento sim, assim como alguma integração (dependência de algum sistema que não é de dominio da Squad), nesse caso as pessoas responsaveis por estabilizar o ambiente deve ser envolvida, pois nesse caso a squad inteira pode ficar parada e consequentemente comprometer a entrega da sprint.

Espero ter ajudado.

solução!

Concordo com o Vitor, pois os impedimentos não são somente intrínsecos a equipe, mas qq um que reduza a capacidade de entrega do sprint. Segundo Kenneth Rubin (Scrum Essencial), "... bloqueio que está prevenindo a equipe ou a organização de realizar o Scrum de uma maneira efetiva".

Sim é válido, o conceito é esse mesmo

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software