Na parte de definição dos problemas, devo utilizar sempre o metodo dos 5 pqs ou existe outro método pra eu conseguir chegar na causa? Depois de categorizar os problemas, como é decidido o grau de importância pra conseguir definir o desafio/solução?
Na parte de definição dos problemas, devo utilizar sempre o metodo dos 5 pqs ou existe outro método pra eu conseguir chegar na causa? Depois de categorizar os problemas, como é decidido o grau de importância pra conseguir definir o desafio/solução?
Oi, Aline, tudo bem?
Quando estamos imergindo em uma problemática, é comum pesquisar bastante sobre o assunto, fazer entrevistas e coletar dados já existentes pela internet. Mas quando isso não é o suficiente para se chegar a causa real de um problema, o método dos 5 porques nos ajuda a descobrir motivo do usuário ter alguma dor
No geral, qualquer método de pesquisa é eficaz para descobrir a causa, mas os 5 pqs nos dão uma visão vinda do usuário sobre seu problema
E em relação ao grau de importância, isso deve ser pensado tanto em relação ao negócio, como em relação à necessidade do usuário. Se um dos problemas afeta muito o negócio e o usuário, ele deve ser resolvido rápido, e se outro quase não afeta ninguém, pode ser deixado para depois
Uma análise profunda do problema e dos seus efeitos no negócio e no usuário são muito importantes nessa etapa. E isso pode ser feito com seu time, ou uma análise sozinha. Por exemplo, se eu tenho um banho e tosa, e todos os pets saem do banho se coçando por causa do novo shampoo, isso é um problema tanto pro negócio, que pode perder clientes, quanto para o usuário, que se sente incomodado com o novo tratamento.
Já no caso, dessa mesma loja vender coleiras e um modelo muito vendido parou de ser fabricado, não deixa de ser um problema, mas pode ser resolvido depois da questão do shampoo
Entende? No geral, a prioridade é definida por meio da análise dos riscos que o problema traz
Sim, ficou mais claro! Obrigada Maria!