Na parte de definição dos problemas, devo utilizar sempre o metodo dos 5 pqs ou existe outro método pra eu conseguir chegar na causa? Depois de categorizar os problemas, como é decidido o grau de importância pra conseguir definir o desafio/solução?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Na parte de definição dos problemas, devo utilizar sempre o metodo dos 5 pqs ou existe outro método pra eu conseguir chegar na causa? Depois de categorizar os problemas, como é decidido o grau de importância pra conseguir definir o desafio/solução?
Oi, Aline, tudo bem?
Quando estamos imergindo em uma problemática, é comum pesquisar bastante sobre o assunto, fazer entrevistas e coletar dados já existentes pela internet. Mas quando isso não é o suficiente para se chegar a causa real de um problema, o método dos 5 porques nos ajuda a descobrir motivo do usuário ter alguma dor
No geral, qualquer método de pesquisa é eficaz para descobrir a causa, mas os 5 pqs nos dão uma visão vinda do usuário sobre seu problema
E em relação ao grau de importância, isso deve ser pensado tanto em relação ao negócio, como em relação à necessidade do usuário. Se um dos problemas afeta muito o negócio e o usuário, ele deve ser resolvido rápido, e se outro quase não afeta ninguém, pode ser deixado para depois
Uma análise profunda do problema e dos seus efeitos no negócio e no usuário são muito importantes nessa etapa. E isso pode ser feito com seu time, ou uma análise sozinha. Por exemplo, se eu tenho um banho e tosa, e todos os pets saem do banho se coçando por causa do novo shampoo, isso é um problema tanto pro negócio, que pode perder clientes, quanto para o usuário, que se sente incomodado com o novo tratamento.
Já no caso, dessa mesma loja vender coleiras e um modelo muito vendido parou de ser fabricado, não deixa de ser um problema, mas pode ser resolvido depois da questão do shampoo
Entende? No geral, a prioridade é definida por meio da análise dos riscos que o problema traz
Sim, ficou mais claro! Obrigada Maria!