Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Declarar variável no python 3 como decimal de 4 dígitos

Olá. Supondo que eu tenho:

class X:
    quantidadeDePeso = ?

Gostaria de usar um tipo interno do python 3 para dizer que ele deve ser decimal (4 decimais - ex: 3.7890).

1 resposta
solução!

Olá, Yara.

Então você quer forçar que a variavel quantidadeDePeso seja uma variável do tipo float?

Se for isso, o Python não dá suporte. Pelo que li aqui e aqui, o Python somente permite anotações (annotations). As anotações são um recurso que permite adicionar metadados arbitrários aos parâmetros de função e retornar valor, mas isso não força o tipo de variável (pelo menos não até a versão atual do Python). O máximo que se pode fazer é adicionar plugins as IDEs pra que chequem isso. Pode encontrar como fazer isso aqui (na parte de Running the Type Checker).

Como "quebra galho", caso a variável em questão seja recebida por inserção do usuário, você poderia utilizar o seguinte código:

quantidadeDePeso = round(int(input("Digite o peso: ")), 4)

e quando precisar imprimir a variável, utilize:

print(f'{quantidadeDePeso:.4f}')

Mas assim, pelo que sei, em outras linguagens de tipagem estática dá pra forçar o tipo, mas não dá pra forçar diretamente o número específico de casas decimais de uma variável.

a "gambiarra" que coloquei aí foi só um quebra galho. Se você quer foçar um erro na hora que deseja realizar operações na variável, poderia usar exceções.

Espero ter ajudado, se não foi isso que realmente queria, pode falar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software