1
resposta

Declaração de fontes no CSS

Declaração de fontes no CSS

Olá! Tudo bem? Vejam se podem me ajudar. Meu foco é aprofundar em HTML e CSS já que trabalho com produção de ePub3. Até então também uso o Sigil para fazer as edições do HTML e CSS do arquivo ePub. O Sigil é uma ferramenta voltada especificamente para edição de HTML e CSS, porém, para o ePub. Sempre que você aperta Ctrl + S para salvar ele já salva no formato ePub. Bem, dito isso, volto a minha questão/dúvida. Quando a gente exporta um arquivo ePub a partir do INDD (Indesign) ele já carrega a informação das fontes dessa forma abaixo como exemplo.

@font-face { font-family:"Astrology P01"; font-style:normal; font-weight:500; src : url("../Fonts/AstrologyP01-Regular.ttf"); }

Mas no curso que estou fazerndo que está sendo sensacional, diga-se de passagem, nos ensina a colocar dessa forma: @import url('https://fonts.googleapis.com/css2?family=Krona+One&family=Montserrat&display=swap');

Minha dúvida: As duas formas funcionam/funcionariam bem tanto para o ePub quanto para um site? Ou seja, eu declarando no ePub como ensinado no curso, funcionaria bem nesse arquivo? E se eu declarar num projeto de um site como se declara num arquivo ePub, ele também funcionaria dessa forma? Elas funcionariam bem sem dar problema/prejuízo de alguma forma?

Obs: Lembrando que um arquivo ePub é 100% HTML e CSS.

Enfim, é isso. Se alguém puder me ajudar a esclarecer essas dúvidas agradeço imensamente. Obrigado desde já, Telmo Braz

1 resposta

Olá, Telmo!

Que legal que você está se dedicando ao estudo de HTML e CSS para trabalhar com o ePub. Fico muito feliz que esteja apreciando o curso!

A declaração que você mencionou usando @font-face é muito comum e funciona tanto para ePub quanto para sites. Ela permite que você incorpore fontes locais ao seu projeto.

Essa abordagem é ótima quando você precisa garantir que a fonte esteja disponível mesmo sem conexão à internet, pois a fonte é carregada diretamente do arquivo local.

Já a declaração com @import é usada para importar fontes de um serviço externo, como o Google Fonts. Como no exemplo, mencionado:

@import url('https://fonts.googleapis.com/css2?family=Krona+One&family=Montserrat&display=swap');

Essa abordagem é prática e fácil de usar, especialmente para projetos web, pois você não precisa se preocupar com o armazenamento e a inclusão dos arquivos de fonte no seu projeto. No entanto, ela depende de uma conexão com a internet para carregar as fontes.

Ambos os métodos podem funcionar, mas é importante considerar que ePubs são frequentemente lidos em dispositivos que podem não ter acesso à internet. Portanto, usar @font-face com fontes locais é geralmente mais seguro e garante que a fonte será exibida corretamente.

A escolha entre @font-face e @import depende das suas necessidades específicas. Se você quer garantir que a fonte sempre estará disponível, mesmo offline, use @font-face. Se prefere a conveniência de usar fontes hospedadas externamente, @import é uma boa opção.

Portanto ambos os métodos são válidos e funcionam bem, mas a escolha depende do contexto do seu projeto. Para ePubs, @font-face é geralmente mais seguro. Para sites, ambos funcionam bem, mas @import é mais simples de implementar.

Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!