1
resposta

Declaração - const

Boa noite!

Espero que esteja tudo bem :)

No curso de HTML se tratando de variável, usava-se "var" . (pelo menos nos cursos de iniciantes. rs)Porque nesse curso é o const (ele serve para declara a variável, como se fosse pra reservar um lugar na memória pra só depois atribuir o valor,(se o que eu entendi estiver certo)) Agora o ponto é , qual é a real necessidade do uso dessa declaração? Pq não usar direto o var? Não ficou muito claro a necessidade de "reservar" , sendo que criar variável e atribuir até o momento se mostrou fácil. (Só um exemplo pra tentar explicar melhor, não sou muito boa com explicações kkkkkkk ) Ex: Se eu for criar uma variável de idade e atribuir uma idade nela basta eu fazer: var idade = 25 Agora nessa aula eu teria que fazer: const idade = 25

Desde já muito obrigada !!

1 resposta

No JS, temos tres formas para declarar variáveis:

var: além da variável ser içada (“elevada/içada” ou "hoisting" - move as variáveis para o topo do seu escopo antes da execução do código), ela é automaticamente inicializada com o valor undefined

let: essa variável só vale no escopo do bloco. Fora do seu escopo, o erro Uncaught ReferenceError: <variável> is not defined é apresentado. Ela é automaticamente inicializada com o valor undefined

const: essa variável só vale no escopo do bloco. Fora do seu escopo, o erro Uncaught ReferenceError: <variável> is not defined é apresentado. O comportamento fundamental de uma constante é que uma vez atribuído um valor a ela, este não pode ser alterado. Além disso, constantes devem ser inicializadas obrigatoriamente no momento de sua declaração.

A medida que o nivel do curso sobe, muda também a forma de construção, e novos conceitos aparecem. Mas, nos cursos, isso não é explicado. Espero ter ajudado.