1
resposta

Dê um feedback positivo

Na Embracon, já temos uma iniciativa muito bacana que cumpre um papel semelhante ao dos Kudo Cards: os “likes” internos, que podem ser enviados para colegas de diferentes áreas como forma de reconhecimento. Eles vêm acompanhados de mensagens de agradecimento e estão alinhados aos valores da empresa, como Ser Simples, Ser Íntegro, Construir Juntos, entre outros (mesmo não lembrando de todos, é legal ver como esses princípios guiam nosso dia a dia).

Recentemente, enviei um like para um colega que me ajudou com uma dúvida sobre um processo da área restrita. Ele foi atencioso, paciente e me orientou com clareza, o que agilizou meu atendimento ao parceiro. Eu disse algo como: "Poxa, lembrei que você me ajudou com aquele processo da área restrita. Achei muito legal, porque isso ajuda nosso time a manter um padrão de atendimento mais eficiente e colaborativo. Parabéns e muito obrigado!"

Além disso, acho que poderíamos reforçar ainda mais essa cultura de reconhecimento com uma caixa física ou digital de elogios (inspirada nos Kudo Cards), onde os likes pudessem ser expostos por um tempo, para que todos vissem as boas ações que estão sendo realizadas nos bastidores. Poderíamos estabelecer um ciclo semanal para abrir e compartilhar os reconhecimentos, promovendo mais engajamento e valorização entre as equipes.

Reconhecer os colegas é simples, mas tem um impacto enorme no clima e na motivação!

1 resposta

Oi, Karoline! Como vai?

Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

Gostei muito da sua iniciativa de valorizar o reconhecimento no ambiente de trabalho. A forma como você conectou os likes internos aos valores da empresa mostra um olhar sensível e estratégico para a cultura organizacional.

Dica: uma boa forma de impulsionar essa ideia é criar um mural visual (físico ou virtual) com os reconhecimentos mais recentes. Isso fortalece o senso de pertencimento e inspira outras pessoas a participarem também.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!