2
respostas

de que forma scrolar na tela da vm?

Por favor, sabem me informar como deslocar na tela do terminal da VM Linux Ubuntu, porque não consigo visualizar os erros, conforme a imagem: NÃO CONSIGO VISUALIZAR OS ERROS DA COMPILAÇÃO NA VM

2 respostas

Bom dia. Tenta acessar via putty, acho que vai te dar uma visão melhor da sua maquina virtual.

Att., Fernando

Olá Alberto! Td bem? Espero que sim!

Infelizmente não tem como realizar o "scroll" no terminal do Ubuntu server pela VM.

A melhor solução seria vc instalar o servidor SSH na VM e acessar remotamente pelo terminal da sua máquina local ou instalar o Putty.

No meu caso, eu instalei o openssh-server na VM e realizei a conexão via SSH pelo prompt de comando do Windows ( o CMD mesmo).

Essa conexão vc realizar abrindo CMD ( ou qualquer outro terminal do seu sistema operacional, como o Bash se fosse no linux) e entre com o comando:

ssh {nome_usuario}@{endereco_da_VM}

o "nome_usuario" é o nome de um dos usuários EXISTENTE na VM e o "endereco_da_VM" é o endereço IP da VM.

exemplo para a VM com IP "192.168.0.100" com um usuário com nome "joao":

ssh joao@192.168.0.100

quando vc conecta pela primeira vez, o terminal vai perguntar se vc deseja confiar no host, ai vc coloca "yes" e continua.

Nota: vc tem que ter o servidor ssh instalado na VM para realizar isso.

Eu ACHO que o comando para instalar esse servidor é:

sudo apt install update
sudo apt install openssh-server

Não tenho certeza, pois faz muito tempo q eu tenho essa minha VM, mas provavelmente é esse mesmo o comando.

Espero ter ajudado! Qualquer coisa estou por aqui :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software