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resposta

De outra forma

Só para o pessoal analisar se está tudo certo.

<meta charset="UTF-8">

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    function desenhaQuadrado(x, y, tamanho, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.fillRect(x, y, tamanho, tamanho)
        pincel.fill();
    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    function desenhaPaletaDeCores() {

        desenhaQuadrado(xVermelho, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'red');
        desenhaQuadrado(xVerde, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'green');
        desenhaQuadrado(xAzul, yQuadrados, tamanhoQuadrados, 'blue');

    }

    function lidaComMovimentoDoMouse(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if(desenha) {
            desenhaCirculo(x, y, 5, corAtual);
        }
        if((y < 50) && (x < 150)) {
            desenha = false;
        }
    }

    function habilitaDesenhar() {

        desenha = true;

    }

    function desabilitaDesenhar() {

        desenha = false;
    }

    function dispara(trocaCor) {

        var x = trocaCor.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = trocaCor.pageY - tela.offsetTop;

        if((x < 50) && (y < 50)) {
            corAtual = 'red';
        } else if((x > 50) && (x < 100) && (y < 50)) {
            corAtual = 'green';
        }   else if((x > 100) && (x < 150) && (y < 50)) {
            corAtual = 'blue';
        }
    }

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var desenha = false;
    var corAtual = 'blue';
    var xVermelho = 0;
    var xVerde  = 50;
    var xAzul = 100;
    var yQuadrados = 0;
    var tamanhoQuadrados = 50;


    desenhaPaletaDeCores(); // mostra os quadrados de seleção de cores

    tela.onmousemove = lidaComMovimentoDoMouse;

    tela.onmousedown = habilitaDesenhar;

    tela.onmouseup = desabilitaDesenhar;

    tela.onclick = dispara


</script>
1 resposta

Tales, boa tarde!

O código está muito bom parabéns! As variáveis estão bem semânticas, e os métodos explicam claramente suas funções.

Continua assim! e obrigado por compartilhar com a gente!