Olá,
Estou com dificuldades porque o DBFS sumiu depois que o cluster desligou e não consigo mais ativá-lo. A manipulação que o instrutor fez não está disponível, então não sei como fazer. Heeeeelp :-(
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
Estou com dificuldades porque o DBFS sumiu depois que o cluster desligou e não consigo mais ativá-lo. A manipulação que o instrutor fez não está disponível, então não sei como fazer. Heeeeelp :-(
Oii, Janaina! Tudo bem?
O que pode ter acorrido é que o seu cluster pode ter desativado depois de algum tempo ocioso, por atualizar a página ou por alguma instabilidade. Caso tenha recebido alguma mensagem de erro/aviso no momento que tentou ativá-lo, compartilhe conosco para podermos buscar uma solução baseada na mensagem.
Mas, de antemão, recomendo que tente ativá-lo da seguinte forma:
Abra o seu projeto no Databricks.
Na aba lateral esquerda vá em "Compute".
Verifique se o botão State está na cor cinza, pois isso indica que ele está inativo.

Caso esteja inativo, você poderá iniciar o seu cluster. Para isso, clique nas três bolinhas sobre o cluster e selecione a opção clone.
Você deverá renomear para o mesmo nome criado anteriormente, assim não irá perder informações. Esse passo a passo, você encontra na aula Criando um cluster no minuto 4:30.
Espero que dê certo e conte sempre conosco para te auxiliar por aqui.
Bons estudos e até mais!
Oi Nathalia,
Obrigada pela resposta. Na verdade, foi um problema técnico que a equipe do Databricks cometeu e por isso deu esse erro. Mas ja consertaram. :)
Oii!
Eu quem agradeço pelo retorno! Ah entendi, obrigada por compartilhar o que aconteceu e fico feliz que tudo esteja resolvido. Continue se dedicando aos estudos e se houver dúvidas, estaremos no fórum para te auxiliar.
Abraço!