1
resposta

db.json, package.json, package-lock.json

Boa noite, gostaria de saber como esses arquivos foram criados "db.json, package.json e package-lock.json"? No projeto, estes arquivos ja existiam mas se eu for começar do zero, como faço pra crialos? Obrigado.

1 resposta

Oi Marcelo!

O package.json e o package-lock.json são criados automaticamente quando começamos um projeto de NodeJS com o comando npm init. O primeiro armazena algumas informações do seu projeto, como scripts, descrição, versão e principalmente as dependências (que são basicamente códigos que outras pessoas já escreveram). As dependências que você instalou possivelmente também tem suas próprias dependências, então as versões delas são armazenadas no package-lock.json para garantir que outras pessoas, ou você mesmo, estarão com as mesmas versões, diminuindo as chances de erro de compatibilidade quando forem usar seu código.

O db.json foi criado pelo instrutor para servir como um banco de dados simples. Note que ele é apenas um arquivo .json, ou seja, um texto em formato de objeto javascript, então não há nada de especial nele.

Espero ter ajudado! Qualquer outra dúvida pode postar aqui! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software