Boa noite,
Qual a vantagem de usar a formula related, se eu posso entrar na tela exibiacao de modelo e ligar as tabelas entre elas?
att.
Boa noite,
Qual a vantagem de usar a formula related, se eu posso entrar na tela exibiacao de modelo e ligar as tabelas entre elas?
att.
Oi, Carlos! Tudo bem com você?
Embora a função RELATED
e o relacionamento entre as tabelas (aplicado na Exibição de Modelo) pareçam recursos "opostos", eles são, na realidade, funcionalidades complementares. Para que seja possível, por exemplo, retornar um valor específico com o RELATED
em uma coluna calculada, é necessário que as tabelas envolvidas já estejam previamente conectadas. Caso contrário, não teremos sucesso no retorno.
Geralmente, usaremos o RELATED
em um contexto de linha, ou seja, em cenários onde o cálculo precisa ser feito linha a linha — tal qual fizemos na aula Carregando os dados e criando relacionamentos para construir a coluna Categoria do Livro
na tabela registro_notas_logistica
, que foi baseada em Categoria
, da tabela registro_livros_marketing
.
O ponto-chave para usar RELATED
neste contexto foi já ter relacionado as tabelas registro_notas_logistica
e registro_livros_marketing
antes!
Nesse sentido, Carlos, não é possível apresentar vantagens de usar a função RELATED
ou aplicar um relacionamento "físico" entre as tabelas, uma vez que ambos os pontos são importantes e caminham juntos em muitos casos.
Para se aprofundar nas questões que abordei nesta explicação, bem como conhecer um pouco mais sobre a função RELATED
, recomendo a leitura do material abaixo:
Espero que tenha ficado mais claro, Carlos! Estarei por aqui caso novas dúvidas apareçam.
Um forte abraço!