Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

DAX

Olha, realizei todo o curso da Alura de medidas DAX e aqui surge algo totalmente complexo no curso todo, não consegui entender bem em nenhum momento. Parece que saiu do CHATGPT o DAX e a EXPLICAÇÃO que o instrutor só leu.

Infelizmente didática muito ruim.

1 resposta
solução!

Ooi, Jéssica!

Sinto muito por essa experiência. Vou tentar te explicar com uma nova abordagem para que você consiga absorver o conteúdo da atividade. Acompanhe comigo, vamos lá…

O código da atividade tem por finalidade garantir que os colaboradores só possam ver os dados das organizações às quais estão vinculados. Ao garantir que os colaboradores só possam acessar os dados de sua própria organização, esse código ajuda a proteger informações sensíveis e a prevenir vazamentos de dados entre diferentes partes da organização. Em resumo, o objetivo é garantir que cada colaborador só possa ver as informações das organizações às quais ele está vinculado.

Pensando em contribuir um pouco mais com esse processo de aprendizagem, deixei listado abaixo algumas explicações sobre as funções utilizadas no código da atividade:

  • CROSSJOIN: Essa função combina todas as linhas das duas tabelas, 'Dim_ColaboradorOrganização' e 'Dim_Organização'.

  • FILTER (primeira ocorrência): Filtra a tabela 'Dim_ColaboradorOrganização' para encontrar as linhas onde o ID do colaborador corresponde ao ID que buscamos com a função LOOKUPVALUE. Isso significa que estamos buscando apenas as linhas que correspondem ao colaborador que está logado no momento.

  • LOOKUPVALUE: Essa função busca o ID do colaborador na tabela 'Dim_Colaboradores' usando o e-mail do colaborador logado. USERNAME() retorna o e-mail do usuário logado, e LOOKUPVALUE usa esse e-mail para encontrar o ID correspondente na tabela 'Dim_Colaboradores'.

  • ADDCOLUMNS: Adiciona uma nova coluna chamada "Verificação" à tabela resultante do CROSSJOIN. O valor dessa nova coluna é determinado pela função PATHCONTAINS.

  • PATHCONTAINS: Verifica se o caminho hierárquico ('Dim_Organização'[Path]) inclui o ID da organização do colaborador. É como verificar se uma organização específica está dentro de um grupo maior de organizações. Se o ID da organização do colaborador estiver no caminho, a função retorna verdadeiro.

  • FILTER (segunda ocorrência): Filtra as linhas da tabela onde a coluna "Verificação" é verdadeira. Ou seja, mantemos apenas as linhas onde a verificação do caminho hierárquico foi bem-sucedida, significando que essas linhas estão relacionadas ao colaborador logado.

  • SELECTCOLUMNS: Seleciona apenas a coluna "ID Organização" da tabela filtrada. Renomeia essa coluna para "ID Organização2", simplificando a tabela para que ela contenha apenas a informação necessária.

  • DISTINCT: Garante que os valores da coluna "ID Organização2" sejam únicos, eliminando qualquer duplicata. Isso faz com que cada ID de organização apareça apenas uma vez na lista, garantindo que não haja repetição de informações.

Para que você possa entender um pouco mais sobre DAX, vou deixar algumas sugestões:

  • Recomendo a leitura do artigo Power BI: explorando Cheat Sheet do DAX, esse artigo detalha o uso das expressões DAX no Power BI, nele você encontrará explicações sobre a maior parte das funções que foram utilizadas no código da atividade.

  • Recomendo também que você explore a documentação da linguagem, vou deixar o link aqui para que você possa ter acesso a essa documentação. Na página inicial, no canto superior direito, você encontrará um ícone de lupa, ao clicar nesse ícone, você poderá fazer várias pesquisas, experimente pesquisar por “CROSSJOIN”, por exemplo.

Essas sugestões ajudarão você a compreender melhor as funções e operadores usados na linguagem DAX.

Espero ter ajudado!!

Continue firme nos estudos e não deixe de nos comunicar caso tenha qualquer outra dúvida ou dificuldade! ✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!