Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dataviz com Big Data

Para grandes volumes de dados qual é a melhor ferramenta/solução (10mi linhas) para construir um dashboard com performance aceitável ? Neste caso não posso sumarizar os dados.

4 respostas
solução!

Oii Lucas, tudo bem?

Bom, esses 10mi de registros são os dados tratados ou brutos? Antes de começarmos a analisar e criar indicadores com os dados precisamos fazer o ETL, que é a extração, tratamento e limpeza dos dados. Depois disso, aí sim, começamos a montar as análises.

A performance do dashboard é relacionado com a forma em que foi modelada o Data Warehouse. E assim, 10mi é muita coisa, iria demorar demais para fazer as análises. Seria legal quebrar isso em partes.

Então, independente do caso, eu sugiro que faça uma boa modelagem do DW, trate os dados e como consequência tenha uma performance boa ao criar as análises e dashboards.

De toda forma, sugiro que utilize o Power BI ou o Tableau. Essas ferramentas são ótimas.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvidas estou à disposição, tá bom? :)

Oi Maria,

Obrigado pelo retorno. Estes são os dados tratados (etl realizado - neste processo utilizei o Alteryx). Vou utilizar o Tableau, e vou fracionar também (6 dashboards ). Além disso, vou reduzir o espaço temporal dos dados (período < 1 mês). Se ainda ficar ruim já tenho em mente outras soluções. De fato, queria com a resposta especializada saber se estou no caminho certo. Entendi que estou e que no momento é o que temos pra hoje...rsrsrs

Oi Lucas,

Está no caminho certo sim :)

Estou sempre à disposição para ajudar, tá bom?

Valeu! Muito obrigado Maria, abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software