João
Não conheço o Data Studio.
Tenho experiência com Tableau e QLIK, além do Power BI.
Mas, para mim, ferramentas de Dashboards é, o que chamamos hoje em dia, de uma "Commodities". Este termo diz que, tanto faz que ferramenta de Dashboard usar. O importante é você conhecer os conceitos e saber construir a aplicação certa para usuário certo. O modelo, a qualidade do DW, o projeto correto dos OLAPs e as telas que apresentem os relatórios corretos, de maneira clara e objetiva, direcionando os indicadores chaves para o usuário é o mais importante. A ferramenta que você usar não importa. Chamamos de "Commodities" porque todas vão fazer a mesma coisa, oferecer os mesmos resultados. A diferença é que umas vão dar mais e outras menos trabalhos. Mas o resultado final será o mesmo.
Podemos ter projetos de Power BI que sejam um fracasso e outros um sucesso. Item para o Data Studio ou outra ferramenta de BI. O diferencial está no profissional de BI que irá construí-la, na forma clara e objetiva em que ele vai fazer os levantamentos corretos, na modelagem campeã e nos relatórios claros e diretos com o que o usuário precisa para tomada de decisão.
Nos cursos de BI, apesar de usar as ferramentas da Microsoft, todos os conceitos e metodologias aplicadas valem para as outras. Como aqui na Alura somos obrigados a apresentar cursos práticos optamos por este caminho mas você pode inferir e aplicar os conceitos para qualquer outra ferramenta.
Att
victorino.