Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Data Studio x Power BI

Olá a todos,

Na empresa onde trabalho exite a intenção de utilizar o Data Studio em substituição ao Power BI, logo gostaria de saber se alguém aqui já utilizou essa ferramenta do Google.

Se puder explanar brevemente algum tipo de comparação de recursos, aplicabilidade, prós e contras seria interessante.

Obrigado!

2 respostas
solução!

João

Não conheço o Data Studio.

Tenho experiência com Tableau e QLIK, além do Power BI.

Mas, para mim, ferramentas de Dashboards é, o que chamamos hoje em dia, de uma "Commodities". Este termo diz que, tanto faz que ferramenta de Dashboard usar. O importante é você conhecer os conceitos e saber construir a aplicação certa para usuário certo. O modelo, a qualidade do DW, o projeto correto dos OLAPs e as telas que apresentem os relatórios corretos, de maneira clara e objetiva, direcionando os indicadores chaves para o usuário é o mais importante. A ferramenta que você usar não importa. Chamamos de "Commodities" porque todas vão fazer a mesma coisa, oferecer os mesmos resultados. A diferença é que umas vão dar mais e outras menos trabalhos. Mas o resultado final será o mesmo.

Podemos ter projetos de Power BI que sejam um fracasso e outros um sucesso. Item para o Data Studio ou outra ferramenta de BI. O diferencial está no profissional de BI que irá construí-la, na forma clara e objetiva em que ele vai fazer os levantamentos corretos, na modelagem campeã e nos relatórios claros e diretos com o que o usuário precisa para tomada de decisão.

Nos cursos de BI, apesar de usar as ferramentas da Microsoft, todos os conceitos e metodologias aplicadas valem para as outras. Como aqui na Alura somos obrigados a apresentar cursos práticos optamos por este caminho mas você pode inferir e aplicar os conceitos para qualquer outra ferramenta.

Att

victorino.

Obrigado pela atenção Victorino!

Fiz alguns testes com o Data Studio e ele não oferece alguns recursos que considero diferenciais de algumas ferramentas como o Power BI, que são a responsividade mobile e a interação com o dashboard através de cliques para aprofundar a informação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software