Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Data Studio = Como realizar cálculos com condições?

Boa Tarde! Tudo bem?

Galera, estou passando por um caso um pouco complicado preciso realizar contas com condições no data studio porém não achei nada que conseguisse fazer, basicamente eu preciso realizar cálculos com condições Exemplo. Se o Ano e = 2021 some para mim x coluna, mas não achei forma de fazer conseguem me ajudar? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeExemplo acima

1 resposta
solução!

Olá, Adriano, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Para realizar cálculos condicionais, você pode usar a função "CASE". Ela é uma função que permite criar expressões condicionais para retornar resultados personalizados com base em diferentes condições. Você poderá criar novos campos (dimensões ou métricas) com base em uma lógica condicional.

A sintaxe dela é a seguinte:


CASE 
   WHEN condição1 THEN valor1
   WHEN condição2 THEN valor2
   ...
   ELSE valorPadrao
END

Na cláusula WHEN colocamos a condição, o THEN indica o resultado caso a condição seja verdadeira. Portanto, caso satisfaça a condição, retorna o resultado esperado.

Para entender melhor, suponha que você queira somar a coluna "Valor" apenas para o ano de 2021. A métrica calculada ficaria assim:

SUM(
    CASE 
       WHEN Ano = 2021 THEN Valor
       ELSE 0
    END
)

Espero ter ajudado.

Deixo o link da documentação para consulta:

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!