Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Data Bind Bi-direcional versus Promisse->Then

No capítulo 02 da parte 02 do curso de Vue.Js, o segundo video (capturando Dados), por volta dos 8'22'', Flavio fala: "você sabe se os dados foram gravados ou não"?

No JS "vanilla", deveríamos limpar o 'form' através de 'promisse'; assim eu colocaria a limpeza num "then" pois, somente se gravados os dados é que os campos seriam limpados.

No video em questão, após o momento dito acima, Flavio utiliza um DBind bi-direcional. E com seu discurso, me deu a entender que o fluxo da API para o 'form' (e que este acarreta na limpeza do form) só vai ocorrer ->APÓS<- a gravação.

Então... se o que eu entendi está correto, na situação hipotética a seguir o form não será limpo: a pessoa clica em "gravar" e logo em seguida a conexão cai, ou seja, os dados serão enviados e mesmo se gravados, o form não vai "escutar" a API enviando a "ordem" para que se limpe o form.

Acredito que fui bem explícito ao descrever minha dúvida. Agradeço aos "cangaceiros js" de plantão.

2 respostas
solução!

Olá! Se a API cai, vai chamar o then ou catch? O catch! E o código que limpa o formulário esta onde? No then()! Então, se a API cai, isto é, a operação não é concluída o formulário não será limpo e isto esta correto, pois o usuário continua com os dados preenchidos no formulário para uma nova tentativa. Pegou a ideia?

O problema aqui é que você não assistiu os próximos vídeos do capítulo. Quando chegar nesse você verá o then e tals.

https://cursos.alura.com.br/course/vue-parte2/task/23653

Sucesso e bom estudo meu aluno!

Realmente vi isto depois. Porém no curso de JS "Vanilla", deixei uma dúvida passar achando que depois veria a resposta e não vi. Ja até deixei pra lá pois o foco eram os frameworks.

Então, por isto, resolvi questionar e se a duvida se esclarecesse, estaria tudo certo.

Valeu meu caríssimo!!