1
resposta

Dashboard de vendas mensais no Looker Studio ou Power BI não entendem apenas mês e ano

Olá,

Eu estou tentando fazer um relatório de vendas em que a minha base de dados já tem o valor de vendas mensais dos últimos 5 anos e não diário, como a maioria de exemplos que eu vejo nas aulas.

Porém, quando eu coloco esse dado tanto o Looker Studio como o Power BI não entendem e agregam todo o valor. Como fazer para que os programas entendam a minha base de dados?

Obrigado,

Rodolfo

1 resposta

Oii, Rodolfo! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Sei que pode ser complicado criar um relatório com dados mensais usando o Looker Studio ou o Power BI. Aqui vão algumas dicas para facilitar:

1. Formatar Data Corretamente: garanta que a coluna com datas esteja formatada como "Data" e não como texto. No Power BI, selecione a coluna e ajuste o tipo de dados na guia "Modelagem". No Looker Studio, verifique se o campo está configurado como "Data" no esquema de dados.

2. Criar Colunas de Mês e Ano: se houver dificuldades, uma dica prática é criar colunas adicionais para o mês e o ano. No Power BI, use DAX para isso, criando colunas calculadas como Month = MONTH([SuaColunaDeData]) e Year = YEAR([SuaColunaDeData]).

3. Usar uma Tabela de Calendário: criar uma tabela de calendário com todas as datas possíveis e vinculá-la à tabela de vendas ajuda na compreensão das agregações temporais. Utilize a função DAX CALENDAR.

4. Ajustar a Agregação: veja se agregação nos gráficos está configurada para "Soma" ou "Média", conforme necessário, e não "Contagem".

5. Configurar o Eixo de Tempo: ajuste o eixo de tempo para exibir dados por mês e ano. No Looker Studio, configure o agrupamento de tempo corretamente.

E não esqueça de sempre manter a documentação de ambas ferramentas ao lado para orientação, deixo o link delas abaixo:

Rodolfo, como me parece fazer parte de um projeto externo ao curso, no qual eu não tenho conhecimento total do contexto, consigo ajudar apenas com as sugestões para você testar o que funciona e o que não funciona. Espero ter ajudado com elas.

Conte sempre conosco e bons estudos!