Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dashboard com base de dados "viva"

Olá

Imaginando o cenário onde a base de dados é viva, ou seja, serão acrescentados dados a cada compra ou cadastro de cliente, em algum momento a profissão desenvolvedor pode não ser mais a profissão que mais aparece. Como apenas selecionamos essa profissão no filtro, entendo que o mesmo não atualizaria automaticamente, visto que não calculamos nenhuma fórmula. Minha dúvida é, como programar para que, caso mude a profissão, esse cartão se atualize automaticamente?

Tentei criar um ranking das profissões, conforme abaixo: Eu criei uma medida que chamei de conta profissão: Conta Profissão = countx(Clientes,Clientes[Profissão]) Depois criei um rankx: Ranking das profissões = RANKX( all(Clientes[Profissão]),[Conta Profissão])

Estou tentando agora filtrar no cartão o rankx=1, mas não está funcionando.... Como posso usar esse rank em um cartão? Conferi criando uma tabela e funcionou.

Obrigado!

1 resposta
solução!

Oi Guilherme, tudo bem?

Para deixar esse visual da profissão de forma que atualize automaticamente você precisaria fazer algumas alterações nas configurações de filtro mesmo, mas não precisará de uma fórmula.

  • Com o visual selecionado, vá até a aba Filtros e na janela "Profissão" altere a opção Tipo de filtro para N superior.

Dessa forma o filtro trará um número de linhas superiores que você desejar.

  • Como queremos ver apenas uma profissão (a que mais aparece) colocamos no campo mostrar itens o número 1.

  • Abaixo no campo Por valor, arraste novamente o campo Profissão da tabela clientes e clicando na seta que aparecerá ao lado do nome da coluna Profissão selecione a opção Contagem.

Isso fará com que o filtro faça uma contagem da profissão que aparece mais vezes na coluna.

  • Depois é só clicar em Aplicar filtro, como mostro na imagem abaixo:

Print da aba de filtros da tela do Power BI com o campo de filtro da coluna profissão aberto mostrando as opções "N  superior", "1", "Contagem de profissão" e "Aplicar filtro" marcadas com um retângulo vermelho sem preenchimento.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software