1
resposta

Das coisas que tiram meu foco

As barreiras físicas e emocionais que mais me tiram o foco são:

Distrações na internet como redes sociais, sites e e-mail;
Pop-ups e atualizações no celular de aplicativos como Whatsapp e serviços de compras;
Mindset fixo, achar que não tem as habilidades para crescer;
Situações ou problemas ainda não resolvidos no trabalho, ou até mesmo da vida pessoal.

São todas essas da lista acima, porém eu sinto que na real eu sou o vilão da minha falta de atenção e foco nas coisas. As pessoas que me conhecem bem ( minha família) até sabem como eu sou. Eles dizem você quer tudo, começa tudo, mas não termina nada, e eu sei que sou assim, entretanto me esforço muito para terminar as coisas que eu iniciei.

1 resposta

Oi, Jonathan!
seu post é muito verdadeiro e certamente representa a realidade de muita gente.

O fato de você reconhecer essas barreiras físicas e emocionais, e ainda perceber que muitas delas vêm de dentro, já é um passo enorme. É comum a gente apontar o ambiente como vilão, mas assumir a responsabilidade (sem se culpar em excesso) é um sinal claro de maturidade e autoconhecimento.

Distrações externas como redes sociais, WhatsApp e notificações realmente competem com nossa atenção o tempo todo e o cérebro adora uma recompensa rápida. Junto disso, um mindset fixo e questões emocionais não resolvidas podem nos drenar por dentro. Ou seja, o desafio é tanto externo quanto interno.

Mas algo que me chamou atenção na sua fala é: você se esforça para terminar o que começa. Isso mostra disciplina, mesmo quando é difícil. A constância, mesmo pequena, é o que transforma hábitos.

Talvez o próximo passo seja construir rotinas que protejam seu foco (como bloquear notificações por períodos) e trabalhar esse autocuidado emocional, entendendo que cada avanço, mesmo pequeno, é progresso.

Você está no caminho. Reconhecer em minha opinião, não é fraqueza é o ponto de virada.

Se essa reflexão te ajudar, marque o tópico como solucionado.