Há um tempo eu tive que implementar um código e usar um ORM, mas agora me veio uma dúvida, em que contexto eu uso um e outro, e se é possível aplicar os dois em um mesmo projeto, qual a diferença, o que cada um se propõe a fazer.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Há um tempo eu tive que implementar um código e usar um ORM, mas agora me veio uma dúvida, em que contexto eu uso um e outro, e se é possível aplicar os dois em um mesmo projeto, qual a diferença, o que cada um se propõe a fazer.
Rômulo, boa tarde!
Os frameworks ORM são usados para trabalharmos com persistencia de dados de uma forma Orientada a Objetos ao invés de pensar relacional(tabelas, etc..).
DAO é um padrão onde temos uma classe responsável por ter métodos que acessam o banco de dados, mas podemos usar o padrão DAO em um projeto sem um framework ORM, como jdbc puro ou podemos usar o padrão DAO em um projeto com framework ORM como o hibernate.
Espero ter ajudado e bons estudos!