Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

DAO ou DAL

Olá pessoal, boa noite.

Eu sempre tive essa dúvida: Qual o certo a dizer? DAO ou DAL (Data Access Layer). Ao meu entender, os dois estão certos. Até porque a 'DAO', tecnicamente faz parte de uma suposta camada (layer) de persistência (DAL). É isso mesmo ou eu estou enganado?

A motivação desta pergunta, é porque nas aulas que eu tive de .NET na faculdade o professor chamava de DAL, aí veio essa dúvida à tona.

1 resposta
solução!

Olá Arthur, tudo bem com você?

Os dois estão corretos, pois são termos que se referem a coisas diferentes. Como você mesmo disse, e está correto, o DAO pode fazer parte do DAL! Em outras palavras, quando nos referimos ao DAL, estamos falando da camada que separa a camada de negócio, que contém toda a lógica relacionada às regras do negócio, e a camada de banco de dados, cujo nome é autoexplicativo.

Imgur

O DAL que o seu professor tanto fala é um termo arquitetônico que se refere à uma das camadas de um projeto de software, enquanto o DAO é apenas um detalhe de implementação que pode, ou não, ser implementado para compor o DAL.

Espero ter esclarecido essa diferença. Se tiver qualquer outra dúvida é só avisar!

Abraços e bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software