3
respostas

Daily Scrum com times em Home Office

Sei que esse vídeo é de alguns anos atrás...por isso tenho curiosidade de qual seria a sugestão para realizar essas Daily Scrum na realidade atual, isto é, com pessoas trabalhando híbrido ou home office, de várias timezones. Como obter a atenção e conseguir colocar todos "de pé" por 15 minutos? É muito diferente desse momento "físico" onde era sugerido break perto de horários onde todos iam tirar juntos um break, né?

3 respostas

Olá, Patrícia! Tudo bem?

Sua dúvida é realmente muito pertinente. A Daily Scrum apresenta alguns desafios quando executada em times híbridos ou em home office. No caso mencionado, creio que as diferentes timezones seriam um grande desafio para juntar a equipe toda para uma daily. Creio que neste cenário, poderiam ser feitos alguns testes de como adaptar esta reunião de uma maneira que faça sentido para o time, e continue promovendo a agilidade. Uma possível saída seria a realização de dailys separada para cada equipe que trabalhe no mesmo horário.

Exemplo: A maioria do time trabalha de manhã e à tarde, mas alguns integrantes estão em outras localidades e possuem fusos horários diferentes.

Neste caso, creio que seria possível reunir o pessoal que está online em um mesmo horário para fazer a daily, mantendo videochamadas preferencialmente no mesmo horário e no mesmo link, com agendamento prévio.

Caso os horários sejam muito dispersos e seja difícil reunir com frequência uma parcela significativa do time para a reunião, creio que seria possível optar por alinhamentos assíncronos e garantir ao máximo uma comunicação frequente, mesmo que assíncrona, para suprir a falta de dailys.

Não existe uma única forma correta de executar este evento em um contexto de trabalho remoto, mas é importante observar se a forma como está sendo realizada está sendo positiva para a equipe. Aqui, o mais importante é garantir que a comunicação entre a equipe esteja sendo eficaz e que impedimentos estejam sendo discutidos e solucionados.

Qualquer dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Muito Obrigada, Guilherme!

Por nada, Patricia!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software