Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dados repetidos

Olá, eu queria que toda vez que fosse inserido o cpf do cliente eu tivesse uma mensagem de erro informando que this.cpf já existe, tem como fazer? Eu imagino que para isso eu deveria ter um banco de dados, e dentro do construtor fazer uma consulta.

public Cliente(String nome, String cpf) {
        this.nome = nome;
        this.cpf = cpf;
    }
1 resposta
solução!

Oi José, tudo bem?

Tem como fazer isso sim, porém da forma como eu imagino que você queira fazer será preciso de uma série de conhecimentos que serão vistos ao decorrer do curso.

Para mandar as mensagens de erro, veremos como lançar exceções no curso de Java parte 4: Entendendo exceções;

Para realizar essa checagem do CPF no banco de dados, realmente precisamos avançar ainda mais até os cursos que lidam com essa parte. Mas com um pouco de conhecimento sobre Collections, assunto que será abordado no curso de Java: Dominando as Collections, já podemos simular um banco de dados através de uma lista, onde cadastramos os clientes e implementamos o código que faz a validação do CPF.

Claro, para fazer da maneira "correta", só com banco de dados. Mas com esses dois cursos que eu mencionei (e que fazem parte na formação Java) já é possível codar algo bem parecido com o que você quer fazer.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só avisar!

Bons estudos!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software