Pessoal estou com uma duvida, quando tenho que trazer ultima informação cadastrada na base, exemplo, ultimo "servico" e o primeiro "serviço", este dado normalmente é colocado na fato ou dimensão?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pessoal estou com uma duvida, quando tenho que trazer ultima informação cadastrada na base, exemplo, ultimo "servico" e o primeiro "serviço", este dado normalmente é colocado na fato ou dimensão?
A dimensão é uma tabela reservada para descrever de forma mais detalhada os dados da fato. Ou seja, se você tem um controle de tarefas (ou serviços) a sua tabela dimensão poderia ser por exemplo o tipo de tarefa, e a sua fato, poderia ser quando essas tarefas ocorreram. Exemplo:
TABELA TIPO DIMENSÃO - "TIPO DE TAREFA": CODTAREFA-DESCRICAO 1-Instalação 2-Formatação 3-Dúvidas 4-Outros
TABELA TIPO FATO - TAREFAS EXECUTADAS: DATA-CODTAREFA 02/01/2018-2 02/01/2018-1 02/01/2018-1 03/01/2018-3 03/01/2018-3 03/01/2018-2
Segundo as tabelas acima, no dia 02/01/2018 foram executadas uma tarefa de Formatação e duas de Instalação. Caso você tenha mais informações como quem executou essa tarefa e em qual departamento, novas colunas seriam criadas, e você poderia ter novas tabelas tipo "dimensão" para identificar seus possíveis códigos.
Oi Robson, tudo bem?
Quando puder, nos dá um toque se sua dúvida foi esclarecida.
Obrigada. :)