Antes do meu questionamento lhe parabenizo pela didática!!!
Se o X é composto pelos períodos anteriores do data-set (nos seus dois exemplos), como faço para prever dados com prazo maior? Devo fazer uma previsão dos valores de X?!?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Antes do meu questionamento lhe parabenizo pela didática!!!
Se o X é composto pelos períodos anteriores do data-set (nos seus dois exemplos), como faço para prever dados com prazo maior? Devo fazer uma previsão dos valores de X?!?
Olá Anderson,
Muito obrigado. Realmente o X é composto por períodos anteriores. Nos exemplos do curso temos o X com uma certa quantidade de valores para prever um único valor de saída. Movendo essa janela de X conseguimos prever valores futuros indefinidamente.
Caso você queira prever 2 ou mais valores, ao invés de um único, você precisa mexer no y. Assim a rede vai aprender que a cada sequência de valores que você passar ela deve prever 2 ou n valores. Por exemplo, passando um X com 7 valores eu quero prever 2 valores. Nesse caso deveríamos ter um X com 7 colunas e um y com duas colunas na hora do treino.
Quanto maior o número de colunas de y mais difícil será a previsão. O usual para séries temporais é a metodologia adotada no curso onde prevemos um único valor.