Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dados demográficos em personas é realmente relevante?

Olá,

Aparentemente, personas parece ser uma boa ferramenta para estudar o público alvo, mas como os dados demográficos ajudam a desenvolver?

Pergunto isso, pois recentemente as pessoas na minha faculdade estão achando mais relevante o estilo de vida das pessoas do que dados dispersos. Não são somente as pessoas loiras, com X anos e que moram num lugar Y que vão usar o produto...

Abraços!

3 respostas
solução!

Oi Iluriel, tudo certo?

De fato são sim, principalmente se o time todo ajuda a criá-las.

Os dados demográficos podem ajudar em alguns casos, Por exemplo, se a persona mora no interior do Moçambique, talvez a banda larga seja fraca, colocando um peso bem grande em decisões envolvendo a performance do projeto. Perceba que para codar não ajuda nada, é mais para decisões e priorizações de features.

Sim, o estilo de vida, ao meu ver também é importante, só não sei te dizer se é mais, pois depende muito do projeto.

A persona em teoria não é para segmentar totalmente, está mais para uma indicação de onde o desenvolvimento do produto irá se ater mais, um norte.

Abcs e bons estudos!

Oi Iluriel,

Tudo bom? Complementando o que o Natan disse acima:

Informações demográficas influenciam diretamente em decisões de marca, como onde o produto será lançado, ou como segmentaremos uma campanha no Facebooks Ads ou no Google Ads. Ou então, se formos para mídia televisiva, quais canais o público assiste? Qual o programa que essas pessoas que podem utilizar meu produto, assistem? Qual horário? Com base em tudo isso, você toma decisões e evita errar a comunicação do produto para com o seu público alvo.

Pensa assim, as personas te dão o norte, bem como o Natan falou. E esses interesses podem te direcionar ao desenvolver uma interface. Mas de nada adianta, se você não conseguir chegar ao seu público (e os dados demográficos te auxiliam nisso também).

Espero ter ajudado :)

Nos deixe saber caso ainda tenha dúvidas e bons estudos!

Olá!

Entendi. Agora fica mais claro o momento que os dados demográficos ajudam nos projetos.

Obrigadosss! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software