Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dados com mais de duas categorias

Bom dia!

Referente a dados com mais de duas categorias me veio o seguinte questionamento.

No 1º Curso, Machine Learning: Introdução a classificação, foi explicado como se deve proceder com variáveis categóricas. O exemplo dado seriam 3 buscas (algoritmos, java, ruby) que seriam "quebradas" em 3 categorias.

Neste 2º Curso, Machine Learning II: Avançando com tipos diferentes de classificação, foi introduzido o problema de dados com mais de duas categorias, e, consequentemente, a utilização de algoritmos multiclasses, como o OneVsRest e OneVsOne.

Os dados apresentados:

clientes
recencia frequencia semanas situacao
1        4          4       alegre
2        1          2       neutro
3        1          7       chateado

Foram convertidos para números:

recencia frequencia semanas situacao
1        4          4       2
2        1          2       1
3        1          7       0

Ou seja, para o campo "situacao", temos mais de 2 valores possíveis. Não apenas 0 ou 1, ou quaisquer outros 2 valores distintos, mas 3 valores possíveis (0, 1 e 2).

Seguindo a idéia das variáveis categóricas, poderíamos ter "quebrado" em 3 categorias:

recencia frequencia semanas alegre neutro chateado
1        4          4       1      0      0
2        1          2       0      1      0
3        1          7       0      0      1

Daí eu pergunto:

1) Em qual caso aplicar qual dos 2 procedimentos?

2) Por que aplicar um ou outro procedimento (vantagens e desvantagens)?

3) Quais seriam os resultados obtidos indo por um ou por outro caminho?

2 respostas

Vendo o Vídeo 3, eu vi que, na realidade, o que se está querendo prever é o nível de satisfação. Ou seja, a situação não é uma variável, logo, minha pergunta não faz sentido... rsrs

solução!

Opa Jonas, de boa ?

Legal ter chegado nesse ponto sozinho, mostra que tá aprendendo mesmo a materia :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software