1
resposta

Dá para fazer esse curso sem o Jupiter?

TLDR: Sou cego e uso leitor de tela no computador, e o Jupiter não é acessível. Preciso saber se há como acompanhar os cursos de Pandas sem o Jupiter, usando o Spyder por exemplo. R Studio não é acessível também, Pycharm a Jetbrains diz que é mas não funciona.

Oi, pessoal. Meu nome é Victor, tenho 38 anos, fui programador dos 14 aos 20 anos, então parei e acabei dtrocando de área porque, com 21, fiquei completamente cego após um acidente. Hoje, utilizando tecnologias assistivas como o leitor de tela NVDA, estou tentando voltar pra área. Sou doutor em Linguística e tenho interesse em aprender a utilizar machine learning e data science para trabalhar com processamento de linguagem natural (NLP). Fiz alguns cursos de python 3 na Alura, e senti que já conseguiria começar a introdução ao Pandas.

Toda essa introdução foi para contextualizar o problema. O Jupiter, tanto o Notebooks quanto o Lab, e igualmente o Google Colab e até aqui todos os notebooks que testei, não é compatível com os padrões de acessibilidade que permitiriam ao leitor de tela acessar coisas como o grid, que parecem muito importantes. O Jupiter Lab tem alguns avanços em relação ao Notebooks, mas o elemento que o curso mais recorre, que é o grid de células, não é acessível, não consigo saber em qual célula estou e nem revisar o que digitei. Pesquisei bastante e descobri que existem iniciativas para tornar o Jupiter Lab acessível, parece que muito cego tá querendo entrar em DS e não consegue. Tem git, teve até evento nos EUA esse ano especificamente sobre isso, mas o fato é que não há nenhuma previsão de se e quando isso vai ser feito. Para fins dos meus problemas atuais, o Jupiter não é operável por leitor de tela.

O que eu quero? Fazer tudo o que os cursos da Alura sobre machine learning e data science ensinam a fazer, só que sem o Jupiter, porque com o Jupiter não vai rolar. Eu consigo utilizar, sem o menor problema, o Spyder, que vem com o Anaconda e é totalmente acessível. O R Studio não é acessível. O Pycharm, a Jetbrains diz que é acessível, mas não consigo navegar em nada nele mesmo tendo feito os procedimentos que eles pedem.

Não sou nem de longe o primeiro ou o único cego tentando isso. Até onde pesquisei, o maior obstáculo é sonificar a visualização dos dados, mas isso é outro problema que tenho idéias de como resolver. No momento, meu problema é: Preciso aprender, e os cursos da Alura são muito didáticos e estou gostando muito, mas não estou conseguindo acompanhar esses de ML e DS porque os vídeos e o texto pressupõe que o aluno está vendo a tela do Jupiter e entendendo o que está acontecendo. Então mesmo que eu ache um jeito de trabalhar com outra ferramenta que não o Jupiter, me preocupa não conseguir aprender o básico, por estar atrelado a um software específico.

Acho que consegui explicar detalhadamente meu problema. Gostaria das opiniões de todos que tiverem alguma, das encorajadoras às pessimistas, qualquer insight de quem é da área de DS e ML será muito bem-vindo.

Edit: Consegui ativar a acessibilidade no Pycharm, se isso servir pra algo.

Valeu

1 resposta

Olá Victor, Fiquei muito feliz em saber que tem um Doutor em Linguística querendo fazer nossos cursos de NLP. Acho realmente que você tem toda condições de realizar o curso. Não sei se você conhece o visual studio code, ele tem superte para sistemas de acessibilidade e ele tem integração com o jupyter, assim você consegue rodar o curso pelo visual studio code. Vou deixar dois links, esse a seguir é a página do visual studio code https://code.visualstudio.com/ . E essa, a seguir é a parte que explica como utilizar o jupyter no vscode, https://code.visualstudio.com/docs/python/jupyter-support . Espero que dê certo, nos avise se ficar bom que deixamos uma nota em todos os cursos, sobre isso!

Muito Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software