1
resposta

Da fluidez ao atrito: analisando experiências reais em UX.

Há alguns anos, trabalhei no Consumidor.gov e foi uma experiência muito gratificante, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Pude ver os dois lados da plataforma, o do consumidor e o de quem atua nos bastidores, e percebi como ela realmente facilita a vida das pessoas. O sistema permite o consumidor abrir e resolver chamados rapidamente, sem burocracia e o melhor, sem sair de casa! A interface é intuitiva tanto para os usuários quanto para os profissionais que respondem as demandas, o que otimiza tempo e torna o processo mais humano e eficiente.

Em contraste, atualmente tenho tido uma experiência frustrante com o NoteLedge, um aplicativo de bloco de notas e oferece outras funcionalidades. Talvez por usá-lo no PC, percebo uma interface confusa e nada intuitiva. Tarefas simples, como mudar a capa de um bloco de notas, se tornam complicadas e até estressantes. Apesar de eu ter pago o app, o uso é tão difícil que acaba desmotivando o usuário.

Se eu pudesse sugerir melhorias para o NoteLedge, eu recomendaria tornar o layout mais limpo e organizado, com ícones mais intuitivos e descrições claras das funções. A navegação poderia ser repensada para que o usuário encontre o que precisa com menos cliques e sem se sentir perdido. Além disso, seria interessante realizar testes de usabilidade com diferentes tipos de usuários para entender onde estão as principais dificuldades. Desta forma, seria possível ajustar a experiência para que o aplicativo se torne mais acessível, fluido e agradável de usar.

Obs.: Irei utilizar o NoteLedge em outros aparelhos, como celular e tablet para verificar se essas questões persistem.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, estudante. Tudo certo?

Sua análise mostra bem como experiências positivas e negativas moldam a forma como enxergamos um produto e a marca. É interessante notar como o Consumidor.gov conseguiu unir eficiência com simplicidade, enquanto o NoteLedge acaba criando barreiras que desmotivam o uso.

Continue trazendo essas comparações, elas enriquecem sua percepção como designer. Esse tipo de reflexão amplia sua visão sobre o impacto real do UX.

Uma boa forma de aprofundar é observar como diferentes perfis de usuários interagem com a mesma interface. Anote onde eles fluem sem dificuldades e onde travam. Esse olhar ajuda a entender se a questão está no design em si ou no contexto de uso.

Obrigado por compartilhar sua experiência.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!