3
respostas

cxompartilhando um dos desafios do curso de python se tiverem alguma ideia de como melhorar o código agradeço se me mostrarem

ENUNCIADO

A função print() desempenha um papel fundamental para imprimir texto e variáveis no console ou em outro local de saída. Ao longo das diferentes versões do Python, a sintaxe e os recursos dessa função evoluíram, oferecendo diversas maneiras de formatar e exibir mensagens.

Para praticar essa função, criamos a seguir uma lista de atividades (não obrigatórias) focada em prática para melhorar ainda mais sua experiência de aprendizagem. Bora praticar então?

Exercícios

1 - Imprima a frase: Python na Escola de Programação da Alura.

2 - Imprima a frase: Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos em que nome e idade precisam ser valores armazenados em variáveis.

3 - Imprima a palavra: ‘ALURA’ de modo que cada letra fique em uma linha, como mostrado a seguir:

A L U R A COPIAR CÓDIGO 4 - Imprima a frase: O valor arredondado de pi é: {pi_arredondado} em que o valor de pi precisa ser armazenado em uma variável e arredondado para apenas duas casas decimais. Para facilitar, utilize:

pi = 3.14159 COPIAR CÓDIGO Caso tenha dúvidas, confira opções de solução dessas atividades ao clicar na opção Opinião da pessoa instrutora na sequência.

-MINHA RESPOSTA

print ("Python na Escola de Programação da Alura\n")

nome = ("Guilherme")
idade = 20
print (f"Meu nome e {nome} e tenho {idade} anos\n")

print("""
      A
      L
      U
      R
      A"""
)

pi = 3.14159
print(f"o valor arredondado de pi e {pi}")
3 respostas

Boa tarde Guilherme! Tudo bem com você?

Meus parabéns pela conclusão da atividade e por compartilhar o seu código com a comunidade do fórum Alura. No exercício 4 podemos utilizar a função round() para arredondar os valores de um número do tipo float, essa função possui a seguinte sintaxe:

round(numero_decimal, numero_de_casas_decimais_que_queremos)

Para arredondamos o valor de pi para 2 casas decimais, o código fica da seguinte forma:

pi = 3.14159
pi_arredondado = round(pi, 2)
print(f"O valor arredondado de pi é {pi_arredondado}")

Resultado

O valor arredondado de pi é 3.14

Os demais códigos seu estão corretos e atendem bem a proposta da atividade.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
nome = ('Janaina')

idade = 42

pi = 3.14159

pi_arredondado = round(pi,2)

print ('Python na escola de programação da Alura\n')

print (f'Meu nome é {nome} e tenho {idade} anos.\n')

print ('A\nL\nU\nR\nA\n')

#Imprimindo ALURA com separador sep.

print ('A','L','U','R','A\n',sep='\n')

print (f'O valor arrendondado de pi é {pi_arredondado}')

Boa tarde Janaina! Tudo bem com você?

Parabéns por estar praticando e se dedicando ao curso de Python. A sua implementação está muito boa, e você já está usando várias funcionalidades interessantes da linguagem. Gostei especialmente de como você utilizou a f-string, que é uma forma muito eficiente e legível de formatar strings em Python. Uma curiosidade interessante é que as f-strings foram introduzidas no Python 3.6 e são geralmente mais rápidas que as alternativas de formatação de strings mais antigas.

Caso queira saber um pouco mais sobre a formatação de string em Python recomendo a leitura do seguinte artigo:

Continue com esse empenho e dedicação.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!