0
respostas

Custos com Route53 - Network Resolver

Bom dia,

Alguns dias atrás, minha empresa quis iniciar o serviço na AWS, de forma basica...

Pegamos uma maquina t3.medium no EC2, para instalar o Apache, PHP, Postgresql e rodar uma aplicação nessa maquina (Host: São Paulo)

Criamos um Elastic IP, vinculamos a essa EC2 criada, e então fizemos os apontamentos no Route53 para o nosso site...

Funcionou basicamente tudo de certa forma, porém, alguns dias depois fui entrar na pagina de Billing, e veio a surpresa o valor da cobrança (algo em torno de 100 USD), onde 80% deses custo estava relacionado aos serviços do Route53, o que achei estranho, pq o serviço do Route53 deveria ser apenas de US$ 0,50/mês...

O problema foi que, de alguma forma (não sei se eu fiz algo errado, ou não), estava sendo aplicado um serviço extra Route53 chamado Network Resolver, e que cobra US$ 0,125 (algo assim) por hora. Dai o problem, eles estavam já cobrando 650horas desse serviço, e eu tinha a conta a apenas 240horas... abri um chamado no suporte deles, e consegui reverter a situação e zeraram esse custo.

Porém minha duvida é, como funciona esse Network Resolver (os Endpoints da VPC), eu configurei sem saber? Eles fazem automatico pela EC2 estar hosteada em São Paulo?

Como evitar esse custo?

Não achei nenhuma aula especifica sobre esse tema... Se alguém ou o professor puder ajudar, agradeço...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software