4
respostas

Curva de Aprendizagem e Forma correta de se aprender.

Olá, eu queria trazer aqui uma discursão que notei que era o meu caso. Eu nós últimos dias estava tendo uma curva de aprendizado baixa, eu não conseguia entender o porque eu estava tendo dificuldades para aprender e implementar coisas que eu já havia visto funcionando em separado.

Foi então que durante uma aula eu percebi que eu ia pausando a aula e implementando o código e quando chegava nas partes dos exercícios o meu código já estava pronto, e eu apesar de ler o que eles pediam já havia feito. Alguns instantes depois notei que quando eu sentia dificuldade em realizar alguma parte do código durante a aula eu dava Alt+Tab e verificava o código do professor. Foi assim que percebi que eu estava aprendendo de forma errada, copiando código ao invés de desenvolve-lo e entende-lo.

Para vocês o que ocorreu comigo, não o fato de estar dando umas olhadas no código e copiando-o de leve, mas sim a questão de fazer o exercicio junto com a Video-Aula, prejudica o aprendizado? Afinal os exercicios propostos não são justamente para nos fazer pensar e implementar aquilo que aprendemos?

Deixem sua opinião e dicas.

4 respostas

Outra coisa que eu queria trazer era a questão de Anotar. Anotar seja no papel ou em meios Digitais o que cada coisa faz e tudo mais. Isso seria viável ou é melhor aprender fazendo?

Eu também estudo dessa forma, vendo o vídeo, pausando e escrevendo. Também pensei a mesma coisa que você e sinto que não é muito bom pra o meu aprendizado assistir dessa forma. Então pensei em assistir uma vez por completo e depois tentar fazer os exercícios, caso eu encontre alguma dúvida, verifico novamente o vídeo em outra aba.

Ainda não tive tempo para aplicar essa minha nova forma de estudo, pois estou em período de provas na faculdade.

Sobre as anotações, é uma boa forma para revisar os assuntos posteriormente.

Eu estava verificando isto agora. E bem, por mais que tenha sido apenas duas partes do Curso que estou fazendo atualmente, eu senti mais confiança em mim mesmo na hora de escrever o código e senti como se eu estivesse montando aquilo, resolvendo de fato os problemas ao invés de copiar. Verei a longo prazo como vai ficar, porém recomendo que veja todos os vídeos e em seguida os exercicios, porque eles vão te "obrigar" a lembrar do que foi dito e você pode ir testando com o que lembra e isso é bem divertido.

Boa Sorte nas Provas! E espero que consiga implementar esse outro jeito de estudar.

Eu estava pensando em fazer anotações, porém eu não estou muito certo, não sou muito bom com lidar com material escrito.

Depois do vídeo tem a explicação do vídeo que dá para consultar depois se tem alguma dúvida. Aconselho lê-lo depois do vídeo pois muitas coisas ficam mais claras e você acaba gravando melhor.