1
resposta

Cursos de bibliotecas e frameworks Java

Pessoal, beleza! Estou me aprofundando em Java atualmente, e já estou no curso de consumir uma api, acredito que é o ultimo da primeira formação em Java, poderiam me indicar quais são os cursos para Java em relação a frameWorks e bibliotecas? Sei que na minha trilha que fiz tenho springBoot já, gostaria de saber quais mais poderiam ser feitos para me especializar mais

1 resposta

Oi Iago, tudo bem?

Que legal saber que você está se aprofundando no mundo do Java! É uma linguagem poderosa, com um ecossistema vasto de bibliotecas e frameworks que facilitam bastante o desenvolvimento de aplicações robustas e escaláveis.

Além do Spring Boot, que você já mencionou e é bastante popular no desenvolvimento de aplicações web e microsserviços, vale a pena conhecer também outras ferramentas e tecnologias do ecossistema Java:

1. JUnit: Fundamental para quem quer escrever testes automatizados. O JUnit é a principal biblioteca de testes unitários no ecossistema Java e é amplamente utilizada em projetos profissionais.

2. Apache Kafka: Caso tenha interesse em mensageria e processamento de dados em tempo real, o Kafka é uma excelente escolha. Ele é muito usado em arquiteturas orientadas a eventos e sistemas distribuídos.

3. RabbitMQ: Outra opção muito utilizada para mensageria. Ao contrário do Kafka, o RabbitMQ é mais indicado para fila de mensagens tradicional, útil quando se quer garantir a entrega ordenada de mensagens entre serviços.

4. Quarkus: Um framework moderno que vem ganhando espaço no mundo Java, especialmente para aplicações em ambientes cloud-native. Ele tem um tempo de inicialização muito rápido e baixo consumo de memória, o que o torna ideal para containers e serverless.

Aqui na Alura, você encontrará cursos que abordam muitos desses temas, incluindo Quarkus, mensageria com RabbitMQ, Kafka, testes com JUnit e muito mais. Isso pode te ajudar bastante a se especializar e ampliar suas possibilidades no mercado.

Bons estudos e continue explorando!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.